FAKE NEWS – O que a química tem a dizer

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Sumara Perpétua de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-09T18:53:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-09T18:53:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719684-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, através de uma sequência de ensino investigativa, utilizando as fake news como situação problema, associadas com conteúdos trabalhados em sala, estimulando assim o despertar científico e ao mesmo tempo desenvolvendo uma responsabilidade social com relação a propagação de notícias sem a devida verificação de sua veracidade. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do ensino médio, com o objetivo de tornar as aulas de Química mais dinâmicas e participativas. Ao propor trabalhar com as notícias que circulam nas mídias sociais, os estudantes foram instigados a pesquisar como o avanço tecnológico e a velocidade das informações falsas podem trazer impactos negativos no cotidiano da sociedade, discutindo-se algumas consequências das fake news na pandemia do Sars Cov-19. Foram utilizadas quatro reportagens, envolvendo os conteúdos de ácidos e bases, que serviram de situações problema a serem investigadas através do desenvolvimento de experimentos, com o objetivo de verificar a veracidade das reportagens, proporcionando aos estudantes conhecimentos científicos da teoria associados à percepção visual. Para complementação do estudo foram realizadas avaliações abordando os conteúdos de química visando o aprofundamento e a verificação da aprendizagem, e posteriormente foi aplicado um questionário qualitativo com o intuito de verificar a aceitabilidade e participação dos mesmos na sequência didática proposta. Os resultados mostraram que a sequência de ensino por investigação, proposta nesta dissertação, ajudaram efetivamente na compreensão dos conteúdos de ácidos e bases, além de cumprirem uma importante tarefa de ensinar aos alunos como identificar e diferenciar as fake news, do conhecimento científico e do senso comum, buscando as informações em fontes de pesquisa confiáveis.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFake newspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁcidos e basespt_BR
Título: dc.titleFAKE NEWS – O que a química tem a dizerpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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