Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Sumara Perpétua de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-09T18:53:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-09T18:53:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719684 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, através de uma sequência de ensino investigativa, utilizando as fake news como situação problema, associadas com conteúdos trabalhados em sala, estimulando assim o despertar científico e ao mesmo tempo desenvolvendo uma responsabilidade social com relação a propagação de notícias sem a devida verificação de sua veracidade. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do ensino médio, com o objetivo de tornar as aulas de Química mais dinâmicas e participativas. Ao propor trabalhar com as notícias que circulam nas mídias sociais, os estudantes foram instigados a pesquisar como o avanço tecnológico e a velocidade das informações falsas podem trazer impactos negativos no cotidiano da sociedade, discutindo-se algumas consequências das fake news na pandemia do Sars Cov-19. Foram utilizadas quatro reportagens, envolvendo os conteúdos de ácidos e bases, que serviram de situações problema a serem investigadas através do desenvolvimento de experimentos, com o objetivo de verificar a veracidade das reportagens, proporcionando aos estudantes conhecimentos científicos da teoria associados à percepção visual. Para complementação do estudo foram realizadas avaliações abordando os conteúdos de química visando o aprofundamento e a verificação da aprendizagem, e posteriormente foi aplicado um questionário qualitativo com o intuito de verificar a aceitabilidade e participação dos mesmos na sequência didática proposta. Os resultados mostraram que a sequência de ensino por investigação, proposta nesta dissertação, ajudaram efetivamente na compreensão dos conteúdos de ácidos e bases, além de cumprirem uma importante tarefa de ensinar aos alunos como identificar e diferenciar as fake news, do conhecimento científico e do senso comum, buscando as informações em fontes de pesquisa confiáveis. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de ensino investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ácidos e bases | pt_BR |
Título: dc.title | FAKE NEWS – O que a química tem a dizer | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons