Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Paula Trebilcock | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-09T18:49:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-09T18:49:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719683 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química Orgânica é a base para muitos produtos e substâncias utilizadas pelos alunos ao longo do seu dia a dia e de sua vivência, está presente dentro do próprio organismo, nos alimentos, remédios e diversos produtos que temos contato em nosso cotidiano, tendo uma gama de conteúdos extremamente relevantes para serem abordados em sala de aula. Diversos trabalhos e artigos na área educacional apontam para a necessidade de um ensino de química contextualizado e significativo, demonstrando a necessidade de uma abordagem temática pautada em um contexto que esteja de acordo com os problemas sociais nos quais os alunos estão inseridos, adequando-se à realidade da comunidade escolar. Sendo assim, este trabalho tem como principal foco despertar um maior interesse na disciplina de Química e oportunizar informações que possibilitem melhores escolhas na vivência dos alunos através do ensino de classificação de cadeias carbônicas realizado por meio da análise das moléculas das substâncias psicotrópicas, que foram demonstradas através da aplicação da sequência didática em duas turmas de quarto módulo, turmas concluintes da modalidade de ensino NEJA - Novo Ensino Médio de Jovens e Adultos. Foi elaborada uma sequência didática de acordo com os critérios determinados pelos Três Momentos Pedagógicos e foi preparada não apenas com o intuito de desenvolver o conteúdo de Química, mas também desenvolver as competências socioemocionais e tecnológicas determinadas através da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Para aplicação desta sequência foi considerada a contextualização do assunto, a realidade escolar, a interdisciplinaridade, a conexão com outros assuntos dentro da Química, a importância da formação do cidadão social, além de trabalhar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação determinadas na BNCC. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Temática | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino da classificação de cadeias carbônicas através das moléculas das substâncias químicas psicotrópicas no contexto do NEJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons