Alimentação Equilibrada: O ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Patrícia Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-09T18:46:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-09T18:46:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719682-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado apresenta os resultados da aplicação do produto educacional sobre o reconhecimento das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas utilizando a abordagem CTSA com foco na aprendizagem significativa, elaborado pela autora, aluna do Mestrado Profissional em Química pela Universidade Federal Fluminense da turma 2020. A abordagem CTSA foi escolhida para tratar o tema funções orgânicas porque utiliza as situações do cotidiano de nossos alunos, contextualizando e aproximando os conhecimentos acumulados ao longo de sua vida com os conhecimentos científicos, de forma que possam interagir ativamente com o meio social em que vivem. O produto foi aplicado em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual no município de Barra Mansa, durante dez aulas ao longo do segundo bimestre do ano letivo de 2022. Foram utilizados diversos recursos didáticos de baixo custo, como apresentação em PowerPoint, encartes de supermercados, textos e jogos, todos com o objetivo de aproximar o conhecimento científico com a realidade de cada aluno. Os resultados indicam que a metodologia utilizada com base na ideologia CTSA tiveram bons resultados, com alunos mais participativos nas aulas, utilizando diversas habilidades na construção do conhecimento, conhecimentos esses que extrapolam as paredes da sala de aula e vão ser utilizados no seu cotidiano, cumprindo o papel da educação que é proporcionar conhecimento científico aliado à formação crítica do cidadãopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleAlimentação Equilibrada: O ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons