Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Patrícia Martins da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-09T18:46:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-09T18:46:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719682 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação de mestrado apresenta os resultados da aplicação do produto educacional sobre o reconhecimento das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas utilizando a abordagem CTSA com foco na aprendizagem significativa, elaborado pela autora, aluna do Mestrado Profissional em Química pela Universidade Federal Fluminense da turma 2020. A abordagem CTSA foi escolhida para tratar o tema funções orgânicas porque utiliza as situações do cotidiano de nossos alunos, contextualizando e aproximando os conhecimentos acumulados ao longo de sua vida com os conhecimentos científicos, de forma que possam interagir ativamente com o meio social em que vivem. O produto foi aplicado em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual no município de Barra Mansa, durante dez aulas ao longo do segundo bimestre do ano letivo de 2022. Foram utilizados diversos recursos didáticos de baixo custo, como apresentação em PowerPoint, encartes de supermercados, textos e jogos, todos com o objetivo de aproximar o conhecimento científico com a realidade de cada aluno. Os resultados indicam que a metodologia utilizada com base na ideologia CTSA tiveram bons resultados, com alunos mais participativos nas aulas, utilizando diversas habilidades na construção do conhecimento, conhecimentos esses que extrapolam as paredes da sala de aula e vão ser utilizados no seu cotidiano, cumprindo o papel da educação que é proporcionar conhecimento científico aliado à formação crítica do cidadão | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Alimentação Equilibrada: O ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons