Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Mariana Leite Cavalcanti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-09T18:42:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-09T18:42:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719666 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A disciplina de Química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a Evolução dos Modelos Atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os Três Princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os Pontos de Verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O Produto Educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprender. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos atômicos | pt_BR |
Título: dc.title | Análise Da Aplicação De Unidade Didática Para O Ensino De Atomística Sob A Perspectiva Do Desenho Universal Para A Aprendizagem (Dua) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons