A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Mauro Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-09T18:36:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-09T18:36:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719664-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArco de Maguerezpt_BR
Título: dc.titleA educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons