Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CALDAS, Sandra Cruz, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-27T11:22:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-27T11:22:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | SAGRADO ESTADO LAICO: A DISCUSSÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA A PARTIR DO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante do impactante aumento de casos de intolerância religiosa em âmbito nacional e internacional, a presente pesquisa se propõe a discutir o combate a Intolerância Religiosa a partir das lentes do Ensino de História. O presente trabalho possibilita ao leitor entrar em contato com a trajetória histórica da intolerância religiosa, com destaque para o instituto da laicidade, identificar as legislações que combatem a intolerância, assim como reconhecer no Ensino de História um canal formador de discentes conscientes e tolerantes. Esta pesquisa tem por objetivo discutir as possibilidades ofertadas pelo Ensino de História no processo paralelo de construção da consciência histórica e desconstrução da intolerância religiosa no ambiente escolar. A metodologia empregada na presente pesquisa é a pesquisa bibliográfica que visa garantir a produção de conhecimentos práticos que possam ser rapidamente aproveitados no cotidiano escolar. O propósito final do presente trabalho é demonstrar como o desenvolvimento da consciência histórica promovido pelo Ensino de História pode colaborar para a formação de uma sociedade que respeita as diferenças. A solução mediadora desta produção é uma enciclopédia de verbetes digitais denominada “Bote Fé!” que visa auxiliar a comunidade escolar na promoção da tolerância religiosa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Intolerância Religiosa; Estado Laico. | pt_BR |
Título: dc.title | SAGRADO ESTADO LAICO: A Discussão da Intolerância Religiosa a partir do Ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sandra Caldas - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719117/2/Sandra Caldas - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons