Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Alexsandro Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Deyse Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T17:39:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T17:39:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718940 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ensino de ciências naturais, deve-se ressaltar a harmonia entre o fenômeno que ocorre, a teoria a ele associada e os experimentos que podem ser devolvidos para testar aquela dada hipótese. Entretanto, a harmonia entre experimento, teoria e fenômeno foi quebrada com o decreto de isolamento social, no ano de 2020, em função da pandemia da Covid-19. O cenário de pandemia alterou o sistema educacional tradicional, exigindo o oferecimento de aulas remotas. Para isso, várias escolas utilizaram plataformas de transmissão de aulas síncronas, como Google MeetsⓇ , ZoomⓇ e Microsoft TeamsⓇ. Aqui vale ressaltar que aulas remotas são diferentes do sistema de ensino à distância (EaD). Trata-se de uma ação emergencial dada a suspensão das aulas presenciais. Os materiais não foram elaborados para o estudo sem a presença do professor. Na maioria dos casos, os materiais e a duração das aulas são os mesmos praticados antes do isolamento social, apenas aplicandose a transferência para o ambiente virtual. Esse novo cenário não é uma opção, mas uma necessidade, contudo, nem os professores, nem as instituições de ensino estão preparados para conduzir o ensino nessa nova modalidade, lembrando que na proposta do Governo Federal para o Novo Ensino Médio, até 20% da carga horária do aluno no turno vespertino e 30% no turno noturno poderão ser feitas de forma online, ou seja, essa modalidade de ensino foi introduzida de forma emergencial devida à pandemia, mas uma modalidade parecida também faz parte da proposta governamental. O cansaço dos alunos de ficarem diante de uma tela do computador, celular ou tablets por muito tempo, a sobrecarga dos profissionais de educação, métodos de avaliação ineficaz, são alguns dos fatores que se apresentam como obstáculos a serem superados. Trabalhar com experiências e simuladores, mesmo que simples, pode ajudar docentes e discentes a terem aulas mais dinâmicas e que contribuam mais para a aprendizagem. Hoje, há disponíveis vários simuladores, plataformas de comunicação remota que também podem ser utilizadas como ferramentas de ensino. Vários são gratuitos e compatíveis com celulares, tablets e computadores, uma alternativa para que vários professores diversifiquem suas aulas. Este trabalho busca apresentar uma sequência de atividades didáticas para o estudo dos gases ideias, explorando o ensino teórico e atividades experimentais, por meio do uso de simuladores como o PHET (Interactive Simulations), atividades experimentais que podem ser desenvolvidas pelos estudantes em casa, utilizando materiais de fácil acesso, balões de festa, seringa, garrafa pet, canudo, massa de modelar, água quente e fria, e vídeos, em uma tentativa de contextualizar o tema, facilitando a aprendizagem e trazendo maior participação dos alunos. O trabalho foi aplicado de forma piloto em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escolas diferentes, cada escola utiliza uma plataforma de transmissão de aulas diferente: Google Meets Ⓡ e ZoomⓇ. Ao final da aplicação piloto, pode-se concluir que aulas experimentais com materiais de fácil acesso e custo baixo são possíveis, mesmo remotamente, os avanços apresentados pelos estudantes da primeira aula da sequência até a aplicação de exercícios puderam ser percebidos tanto pelo bom número de acertos nas listas de exercícios realizadas pelos estudantes como pelo resultado das avaliações realizadas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química. Estudo e ensino. Experiências. Ensino à distância. Ensino auxiliado por computador. Google Meets ( Aplicativo de videochamadas). Zoom Vídeo Communications (Aplicativo de videochamadas). | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE GASES EM PERÍODO DE AULAS REMOTAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO-EDUCACIONAL-_Alexsandro-Franca_.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718940/2/PRODUTO-EDUCACIONAL-_Alexsandro-Franca_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons