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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santolin, Ériton Luis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Daniele Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T18:05:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T18:05:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718927 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Energia é a principal personagem desta dissertação, e foi explorada com uma perspectiva construída a partir da Termodinâmica. Foi estudado o percurso histórico de sua compreensão, desde as primeiras observações até as contribuições de Walter Nernst. Em seguida, os conceitos-chave norteadores para a formulação da Primeira Lei da Termodinâmica são apresentados com profundidade conceitual, mas pouco formalismo matemático, de modo prático e cotidiano, a fim de estabelecer vínculos com o dia-a-dia de um típico aluno de ensino médio. Na sequência, trata-se da Primeira Lei da Termodinâmica com enfoque nas transformações da energia. Neste momento, aborda-se também a situação energética vivenciada atualmente na sociedade, apresentando-se dados atuais sobre produção e consumo, visando levar o leitor a refletir sobre as expectativas futuras a respeito dessa temática. No capítulo seguinte, discutiu-se a Segunda Lei da Termodinâmica, estabelecendo sua relação com as máquinas térmicas e conectando o conceito de entropia com o de energia. Por fim, estudou-se princípios de Termoquímica, apresentando-se o conceito de entalpia, bem como alguns diferentes processos envolvidos. No final de alguns capítulos, foram apresentadas sugestões de questões acerca de observações cotidianas, relacionadas à Termodinâmica, com o intuito de incentivar que o aluno estabeleça correlações entre teoria e realidade. Nesse contexto, são propostas seis aulas experimentais que podem ser desenvolvidas ao se trabalhar a temática da Energia, as quais podem ser aplicadas em sala de aula ou em uma oficina temática. A partir desta dissertação, foi elaborado um material didático que estará presente na biblioteca da escola do mestrando, para ser utilizado pelos alunos e professores que queiram aprofundar seus estudos conceituais acerca do tema Energia, bem como dos vários temas termodinâmicos aqui desenvolvidos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Energia. Termodinâmica. Primeira Lei da Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Termoquímica. | pt_BR |
Título: dc.title | ENERGIA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A TERMODINÂMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto-Educacional-Eriton-Luis-Santolin.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718927/2/Produto-Educacional-Eriton-Luis-Santolin.pdfDownload |
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