Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTO, Daniel Drummond Marques, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-14T10:41:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-14T10:41:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | NO CLIQUE E NA CLAQUETE: VIVÊNCIAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, e discute a relação dos(as) estudantes com as aulas de História mediadas por tecnologia digital e as suas narrativas como possibilidades de revelação de novas experiências com o conhecimento histórico escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Natur de Assis Filho, localizado em Ubaíra-BA- em tempos de pandemia. Com a utilização de recursos da tecnologia digital e da narrativa oral, em uma abordagem multimodal, buscou-se compreender o alcance do dispositivo das videoaulas produzidas para a aprendizagem de saberes históricos escolares a partir das narrativas de cinco estudantes. Para isso, estabeleceu-se um exitoso diálogo com os autores: Larrosa (2002; 2021), Jovchelovitch e Bauer (2004), Clandinin e Connelly (2011), Freire (1987; 1997; 2011) Rüsen (1997; 2006; 2015), Santos (2009; 2021), Silva (2001; 2017; 2021), Morin (2015), dentre outros. Este estudo é de natureza qualitativa, trata-se de uma Pesquisa Narrativa desenvolvida por meio de recolha de narrativas nas ações do percurso deste estudo. A partir das reflexões provenientes das vivências e das narrativas dos estudantes e do pesquisador sobre o processo de produção e alcance de videoaulas de História para o aprendizado escolar, evidencia-se o quanto essa iniciativa reverberou na construção de sentidos dos participantes da pesquisa, posto que foram atores ativos na construção das mesmas, mostrando que quando o docente se propõe a reconhecer a vez e a voz aos educandos quando o assunto é aprendizagem, o resultado é surpreendente. Este trabalho apresenta como solução mediadora de aprendizagem as videoaulas utilizadas na pesquisa, bem como suas respectivas sequências didáticas que podem ser utilizadas pelos pares em cursos de formação, em sala de aula presencial, virtual ou como material complementar para revisão dos estudantes em suas residências ou onde quiserem, posto que está disponível na rede mundial de computadores e é de livre acesso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Uso das Tecnologias no Ensino; Narrativas; Videoaulas. | pt_BR |
Título: dc.title | NO CLIQUE E NA CLAQUETE: VIVÊNCIAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DANIEL DRUMMOND MARQUES PORTO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718597/2/DANIEL DRUMMOND MARQUES PORTO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons