NO CLIQUE E NA CLAQUETE: VIVÊNCIAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPORTO, Daniel Drummond Marques,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-14T10:41:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-14T10:41:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherNO CLIQUE E NA CLAQUETE: VIVÊNCIAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718597-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, e discute a relação dos(as) estudantes com as aulas de História mediadas por tecnologia digital e as suas narrativas como possibilidades de revelação de novas experiências com o conhecimento histórico escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Natur de Assis Filho, localizado em Ubaíra-BA- em tempos de pandemia. Com a utilização de recursos da tecnologia digital e da narrativa oral, em uma abordagem multimodal, buscou-se compreender o alcance do dispositivo das videoaulas produzidas para a aprendizagem de saberes históricos escolares a partir das narrativas de cinco estudantes. Para isso, estabeleceu-se um exitoso diálogo com os autores: Larrosa (2002; 2021), Jovchelovitch e Bauer (2004), Clandinin e Connelly (2011), Freire (1987; 1997; 2011) Rüsen (1997; 2006; 2015), Santos (2009; 2021), Silva (2001; 2017; 2021), Morin (2015), dentre outros. Este estudo é de natureza qualitativa, trata-se de uma Pesquisa Narrativa desenvolvida por meio de recolha de narrativas nas ações do percurso deste estudo. A partir das reflexões provenientes das vivências e das narrativas dos estudantes e do pesquisador sobre o processo de produção e alcance de videoaulas de História para o aprendizado escolar, evidencia-se o quanto essa iniciativa reverberou na construção de sentidos dos participantes da pesquisa, posto que foram atores ativos na construção das mesmas, mostrando que quando o docente se propõe a reconhecer a vez e a voz aos educandos quando o assunto é aprendizagem, o resultado é surpreendente. Este trabalho apresenta como solução mediadora de aprendizagem as videoaulas utilizadas na pesquisa, bem como suas respectivas sequências didáticas que podem ser utilizadas pelos pares em cursos de formação, em sala de aula presencial, virtual ou como material complementar para revisão dos estudantes em suas residências ou onde quiserem, posto que está disponível na rede mundial de computadores e é de livre acesso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Uso das Tecnologias no Ensino; Narrativas; Videoaulas.pt_BR
Título: dc.titleNO CLIQUE E NA CLAQUETE: VIVÊNCIAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons