Fundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Luciana Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jadilson Marinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-12T03:53:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-12T03:53:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
identificador: dc.identifier.otherFundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718263-
Resumo: dc.description.abstractNo capítulo 1, Nayse Carmo Maia, Luciana Santos de Souza, Simone da Silva Toledo e Raquel da Silva Toledo abordam o tema “O pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação continuada para professores”. Nesse estudo, as autoras analisam o impacto que o programa nacional de alfabetização na idade certa oferece para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental no processo pedagógico. No capítulo 2, Roseli Aparecida Henrique analisa a formação de professores no Brasil. Nesse sentido, a autora aborda sobre a legislação relativa à formação, destacando as características sócio educacionais dos graduandos e dos cursos formadores de professores, além disso aborda também alguns pontos sobre os currículos e ementas de licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. No capítulo 3, Sildes da Silva Morais de Medeiros e Ana Carolina da Silva Medeiros analisam as consequências do bullying para o desenvolvimento do indivíduo no ambiente escolar. No capítulo 4, Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo e Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto discutem sobre a influência da neurociência nas teorias da aprendizagem, que por vez são acordados nas práticas pedagógicas do ensino educacional por teóricos das vertentes Construtivista - Jean Piaget (1896 -1980), Sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky (1896-1934), Psicogênese - Henri Wallon (1879-1962), Aprendizagem significativa - David Ausubel (1918-2008), dentre outras, que por vez compreende o processo de aprendizagem. No capítulo 5, Lucileide Assis Ferreira Charruff e Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne refletem a dança enquanto instrumento pedagógico e componente curricular da disciplina de Arte, em uma perpectiva de ensino que favoreça a criatividade, a construção do conhecimento, o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, dentro do currículo escolar. No capítulo 6, Francisca Martins dos Santos investigam a temática “O lúdico no ensino da genética: uma prática desafiadora utilizando jogo para entender conceitos básicos de genética e síndromes cromossômicas”. A autora utilizou como metodologia as pesquisas bibliográficas, para analisar o jogo como método de ensino no campo da educação qual se constatou a importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem. No capítulo 7, Alyne Roberta Sobral Alves Jacinto e Rosângela Raimundo Abreu de Macêdo apresentam um estudo sobre o Tema “Novas possibilidades na prática de ensino e políticas educacionais para contribuição na formação docente da educação básica no Brasil”. O estudo da autora mostra uma recomposição dos fatos históricos que marcaram significativamente as mudanças ocorridas na educação básica no Brasil nos últimos anos. No capítulo 8, Kátia de Araújo Aguiar Freire, Luciana Santos de Souza, e Enelício Gonçalves Lucas discutem sobre a relevância da psicopedagogia para nortear olhares sobre a educação de educandos do ensino superior que possuem Transtorno do Espectro Autista. No capítulo 9, Francisca Martins dos Santos apresenta um relato de experiência da utilização do Fanzine como ferramenta didática na construção de saberes no processo ensino aprendizagem, que proporciona e facilita o entendimento dos conteúdos de educação ambiental, na disciplina de Ciências Naturais, nas turmas do 5º ano, 1 e 2 do ensino fundamental. No capítulo 10, Sildes da Silva Morais de Medeiros e Ana Carolina da Silva Medeiros analisam as diversas relações interpessoais entre professores e alunos, destacando como estes podem atuar facilitando ou dificultando a apropriação do saber. Nesse sentido, as autoras discutem sobre a importância da afetividade destacando a relevância da relação professor e aluno como elemento indispensável para a construção do processo intelectual do estudante.-
Tamanho: dc.format.extent2114-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFundamentos e Estratégias Pedagógicas rumo a uma Aprendizagem Significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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