Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Ana Maria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-12T02:49:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-12T02:49:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Importância da Metodologia das Oficinas Formativas na Educação Sexual na Escola | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra intitulada “A Importância da Metodologia das Oficinas Formativas na Educação Sexual na Escola” é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação para a Saúde escrita por Ana Maria da Silva Amorim, egressa da Escola Superior de Saúde de Viseu. Nesse estudo, a autora fez intervenção formativa com aplicação de três oficinas, com o intuito de avaliar os conhecimentos antes e após a intervenção formativa. Dentro dessas oficinas foram realizados questionários e coleta de depoimentos dos participantes. No capítulo 1, a autora apresenta alguns aspectos sobre a sexualidade humana, destacando a crescente visibilidade que a sexualidade tem assumido com o auxílio da televisão e, principalmente, da internet, paralela ao tabu e aos impedimentos acerca de quem pode falar desse tema e em quais circunstâncias. No capítulo 2, a autora faz uma análise sobre a educação sexual no Brasil, ressaltando a escola como a principal instituição responsável pela formação da cidadania. Além disso, aborda sobre a educação sexual na escola, na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros teóricos. Segundo a autora desse estudo, a escola continua sendo depois da família, o maior grupo social, onde a criança, o adolescente e o jovem (principalmente) passa grande parte de seu tempo e é envolvido quase que por inteiro pelo sistema ensino-aprendizagem. Em relação à metodologia desse estudo, a autora levou em consideração o levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, revistas acadêmicas e documentos oficiais, além de aplicação de questionários e análise dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Portanto, segundo afirmação da autora, os dados mostram que as oficinas realizadas e os questionários serviram para conscientização dos alunos e contribuiu para a redução dos índices de evasão escolar por motivos de gravidez, mostrando assim a importância de se tratar de educação sexual no ambiente escolar. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3584 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas Formativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | A Importância da Metodologia das Oficinas Formativas na Educação Sexual na Escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons