DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO NO APP INVENTOR 2: CALCULADORA DE FRAÇÕES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Diego Nazareno da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-02T10:04:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-02T10:04:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-02-
identificador: dc.identifier.otherDESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO NO APP INVENTOR 2: CALCULADORA DE FRAÇÕESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717936-
Resumo: dc.description.abstractA sociedade tem cobrado das escolas sujeitos cada vez mais críticos e capazes, e que os mesmos sejam aptos a resolver qualquer tipo de demanda. Desta forma requer-se uma metodologia de ensino mais dinâmica onde os alunos não estejam apenas passivos no próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido metodologias de aprendizagem ativa estão ganhando espaço, pois as mesmas focam o processo de ensino e aprendizagem na figura do estudante (Bossi, 2020). A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelece um conjunto de aprendizagens essências e indispensáveis. Dentro da mesma têm-se o que se chama de competência que é definida como “mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana”. (Brasil, 2017). Aqui queremos destacar duas, das dez competências gerais da educação básica segundo a bncc. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências visando investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas). Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (Brasil, 2017). No ensino fundamental os processos matemáticos de resolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos e modelagem são exemplos de metodologias ativas que favorecem entre outros aspectos do letramento matemático o pensamento computacional. (Brasil, 2017). Segundo Silva 2018, o pensamento computacional é um conjunto de processos que são desenvolvidos com o intuito de resolver um dado problema, onde este problema é dividido em partes menores que nos ajudarão a pensar em novas ideias ao longo do seu desenvolvimento. Dentro da perspectiva apresentada, este livro tem por objetivo auxiliar o professor de matemática na construção de uma calculadora de frações utilizando o ambiente de programação App Inventor que é uma ferramenta que possibilita a construção de aplicativos para celular android. (Destacom, 2022). Tendo em mãos este livro, o professor poderá desafiar seus alunos a construírem suas próprias calculadoras de frações, sem o receio de não saber o que fazer.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent771pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora de Fraçõespt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO NO APP INVENTOR 2: CALCULADORA DE FRAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais