Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Diego Nazareno da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-02T10:04:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-02T10:04:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO NO APP INVENTOR 2: CALCULADORA DE FRAÇÕES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sociedade tem cobrado das escolas sujeitos cada vez mais críticos e capazes, e que os mesmos sejam aptos a resolver qualquer tipo de demanda. Desta forma requer-se uma metodologia de ensino mais dinâmica onde os alunos não estejam apenas passivos no próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido metodologias de aprendizagem ativa estão ganhando espaço, pois as mesmas focam o processo de ensino e aprendizagem na figura do estudante (Bossi, 2020). A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelece um conjunto de aprendizagens essências e indispensáveis. Dentro da mesma têm-se o que se chama de competência que é definida como “mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana”. (Brasil, 2017). Aqui queremos destacar duas, das dez competências gerais da educação básica segundo a bncc. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências visando investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas). Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (Brasil, 2017). No ensino fundamental os processos matemáticos de resolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos e modelagem são exemplos de metodologias ativas que favorecem entre outros aspectos do letramento matemático o pensamento computacional. (Brasil, 2017). Segundo Silva 2018, o pensamento computacional é um conjunto de processos que são desenvolvidos com o intuito de resolver um dado problema, onde este problema é dividido em partes menores que nos ajudarão a pensar em novas ideias ao longo do seu desenvolvimento. Dentro da perspectiva apresentada, este livro tem por objetivo auxiliar o professor de matemática na construção de uma calculadora de frações utilizando o ambiente de programação App Inventor que é uma ferramenta que possibilita a construção de aplicativos para celular android. (Destacom, 2022). Tendo em mãos este livro, o professor poderá desafiar seus alunos a construírem suas próprias calculadoras de frações, sem o receio de não saber o que fazer. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 771 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calculadora de Frações | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO NO APP INVENTOR 2: CALCULADORA DE FRAÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Diego.pdf | 770,81 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717936/1/Livro Diego.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: