Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Abner Brian Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, Alysson Moisés Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Matheus de Albuquerque coelho dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Rodrigo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-02T09:59:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-02T09:59:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | MODELAGEM MATEMÁTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESTANTE DE MADEIRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717935 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, a ser apresentado, primeiramente, junto à disciplina Modelagem no Ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual do Pará - UEPA, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar a construção de uma estante de madeira, construída com material descartado, para auxiliar professores e alunos no ensino-aprendizagem de determinados assuntos da Matemática, por exemplo, na Geometria Plana quando o estudo de ângulos for abordado, ou ainda, no estudo das escalas métricas, pois a utilização de uma trena para se fazer medições é necessária.. A organização das informações produzidas ocorreu por meio de uma breve revisão de literatura relacionada à modelagem, a construção do referido objeto e a elaboração de questões relacionadas a assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Matemática. Os resultados, a pesar de não termos aplicado em sala de aula, devido à ausência de aulas presenciais neste contexto de pandemia, indicam que a Modelagem Matemática mostra um mecanismo diferente de se vê a Matemática, pois a modelagem tem se mostrado eficaz tanto como estratégia de ensino e aprendizagem, como método de pesquisa. Além disso, há uma abordagem do ponto de vista socioeconômico, já que para a construção desse objeto, utilizou-se material que seria descartado de uma obra de construção, a saber, pedaços de ripões de um forro em construção. Mas também, ao longo do processo, percebemos que poderíamos ter usado outros materiais, como páletes e outros materiais que possuam algum tipo de madeira e que tenham uma certa resistência. Por fim, nesse contexto, além do ensino-aprendizagem, buscamos estabelecer uma relação entre conteúdos matemáticos e materiais que podem ser reutilizados visando a um pensamento crítico por parte do aluno em relação ao meio ambiente. É importante salientar que após a construção da estante, foram desenvolvidas algumas questões sobre os materiais utilizados em sua construção, buscando ressaltar a modelagem matemática para sua construção e possibilitar um processo que dê ao professor uma metodologia diferenciada para suas aulas, além de um olhar mais crítico sobre sua prática docente e a importância da modelagem para as aulas de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 414 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de Estante | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESTANTE DE MADEIRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Abner – Alysson – Matheus - Rodrigo.pdf | 413,66 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717935/1/Livro Abner – Alysson – Matheus - Rodrigo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: