MODELAGEM MATEMÁTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESTANTE DE MADEIRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Abner Brian Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Alysson Moisés Vieira da-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Matheus de Albuquerque coelho dos-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Rodrigo da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-02T09:59:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-02T09:59:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-02-
identificador: dc.identifier.otherMODELAGEM MATEMÁTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESTANTE DE MADEIRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717935-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, a ser apresentado, primeiramente, junto à disciplina Modelagem no Ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual do Pará - UEPA, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar a construção de uma estante de madeira, construída com material descartado, para auxiliar professores e alunos no ensino-aprendizagem de determinados assuntos da Matemática, por exemplo, na Geometria Plana quando o estudo de ângulos for abordado, ou ainda, no estudo das escalas métricas, pois a utilização de uma trena para se fazer medições é necessária.. A organização das informações produzidas ocorreu por meio de uma breve revisão de literatura relacionada à modelagem, a construção do referido objeto e a elaboração de questões relacionadas a assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Matemática. Os resultados, a pesar de não termos aplicado em sala de aula, devido à ausência de aulas presenciais neste contexto de pandemia, indicam que a Modelagem Matemática mostra um mecanismo diferente de se vê a Matemática, pois a modelagem tem se mostrado eficaz tanto como estratégia de ensino e aprendizagem, como método de pesquisa. Além disso, há uma abordagem do ponto de vista socioeconômico, já que para a construção desse objeto, utilizou-se material que seria descartado de uma obra de construção, a saber, pedaços de ripões de um forro em construção. Mas também, ao longo do processo, percebemos que poderíamos ter usado outros materiais, como páletes e outros materiais que possuam algum tipo de madeira e que tenham uma certa resistência. Por fim, nesse contexto, além do ensino-aprendizagem, buscamos estabelecer uma relação entre conteúdos matemáticos e materiais que podem ser reutilizados visando a um pensamento crítico por parte do aluno em relação ao meio ambiente. É importante salientar que após a construção da estante, foram desenvolvidas algumas questões sobre os materiais utilizados em sua construção, buscando ressaltar a modelagem matemática para sua construção e possibilitar um processo que dê ao professor uma metodologia diferenciada para suas aulas, além de um olhar mais crítico sobre sua prática docente e a importância da modelagem para as aulas de matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent414pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de Estantept_BR
Título: dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESTANTE DE MADEIRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais