Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Cláudia Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-30T13:48:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-30T13:48:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717867 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra intitulada “A gestão escolar e as consequências da indisciplina para o processo ensino-aprendizagem nas turmas da educação básica”, foi escrito por Ana Cláudia Soares da Silva, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Esse estudo tem por objetivo analisar a importância do gestor escolar para a manutenção da disciplina, haja vista que, a indisciplina interfere significativamente no rendimento e na qualidade da aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, a autora utilizou como metodologia a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores para subsidiar a identificação das causas geradoras e a implicação da indisciplina dentro da escola. Inicialmente, a autora faz uma abordagem sobre os históricos da administração, a evolução do conceito de administração. Além disso, a autora salienta que, passo a utilizar o termo administração para designar o ato de administrar pelo fato de ser o instituto consagrado na literatura, na doutrina e na legislação. Nesse contexto, a autora aborda também sobre a gestão pública escolar, as concepções acerca da gestão escolar, a educação: desafios e perspectivas. A análise dos dados coletados baseou-se no tratamento estatístico das respostas obtidas nos questionários aplicados à população de profissionais da educação (diretor, coordenadores pedagógicos e professores) que desenvolvem suas atividades laborais com alunos do ensino fundamental e médio na E.E.N.N.C. Por fim, a autora concluiu que indisciplina escolar é um problema de convivência que não pode ser banalizado sob o risco de transformar-se em violência. Neste sentido, a gestão escolar precisa integrar família, comunidade e escola para transformar esse espaço em um ambiente convidativo para a troca de experiências e de aprendizagens. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2345 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indisciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-Aprendizagem nas Turmas da Educação Básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717867/4/A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons