A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-Aprendizagem nas Turmas da Educação Básica

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Cláudia Soares da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-30T13:48:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-30T13:48:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-30-
identificador: dc.identifier.otherA Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717867-
Resumo: dc.description.abstractA obra intitulada “A gestão escolar e as consequências da indisciplina para o processo ensino-aprendizagem nas turmas da educação básica”, foi escrito por Ana Cláudia Soares da Silva, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Esse estudo tem por objetivo analisar a importância do gestor escolar para a manutenção da disciplina, haja vista que, a indisciplina interfere significativamente no rendimento e na qualidade da aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, a autora utilizou como metodologia a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores para subsidiar a identificação das causas geradoras e a implicação da indisciplina dentro da escola. Inicialmente, a autora faz uma abordagem sobre os históricos da administração, a evolução do conceito de administração. Além disso, a autora salienta que, passo a utilizar o termo administração para designar o ato de administrar pelo fato de ser o instituto consagrado na literatura, na doutrina e na legislação. Nesse contexto, a autora aborda também sobre a gestão pública escolar, as concepções acerca da gestão escolar, a educação: desafios e perspectivas. A análise dos dados coletados baseou-se no tratamento estatístico das respostas obtidas nos questionários aplicados à população de profissionais da educação (diretor, coordenadores pedagógicos e professores) que desenvolvem suas atividades laborais com alunos do ensino fundamental e médio na E.E.N.N.C. Por fim, a autora concluiu que indisciplina escolar é um problema de convivência que não pode ser banalizado sob o risco de transformar-se em violência. Neste sentido, a gestão escolar precisa integrar família, comunidade e escola para transformar esse espaço em um ambiente convidativo para a troca de experiências e de aprendizagens.-
Tamanho: dc.format.extent2345-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectIndisciplina-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleA Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-Aprendizagem nas Turmas da Educação Básica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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