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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, Carlos Alberto Lima dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-22T16:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-22T16:44:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | PROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE- texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo entender como o ensino de História pode ser potencializado a partir da experiência do professor em um programa de formação continuada: o mestrado profissional em Ensino de História: o ProfHistória. Para isso, desenvolvo na pesquisa uma reflexão sobre projetos de escola em disputa, a partir das contribuições de Candau (2014),Nóvoa (2007), Freitas Filho (2021) e Martins (2019). Sobre identidade e formação docente, a partir das contribuições de Biesta (2021), Monteiro e Reznik (2021), Amorim e Monteiro (2019), Martins e Araujo (2020), Gabriel (2017) apresento o processo de emergência do ProfHistória; problematizo os desafios da docência em História, e a especificidade do conhecimento histórico escolar. As reflexões e problematizações subsidiam as análises de conversas feitas com um professor egresso do ProfHistória, três professores que estão na escrita da dissertação e um do mestrado acadêmico que tem o ProfHistória como objeto de pesquisa, que assumem a condição de corpo empírico dessa pesquisa. As análises apontam que, a despeito do tempo de formação e de exercício no magistério, o ProfHistória tem sido percebido como potente para o empoderamento docente na relação com o conhecimento histórico escolar nas salas de aula da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 870 KB/ 1,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Docência em História, Conhecimento histórico escolar; ProfHistória. | pt_BR |
Título: dc.title | PROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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