PROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, Carlos Alberto Lima dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-22T16:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-22T16:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
identificador: dc.identifier.otherPROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE- textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717619-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo entender como o ensino de História pode ser potencializado a partir da experiência do professor em um programa de formação continuada: o mestrado profissional em Ensino de História: o ProfHistória. Para isso, desenvolvo na pesquisa uma reflexão sobre projetos de escola em disputa, a partir das contribuições de Candau (2014),Nóvoa (2007), Freitas Filho (2021) e Martins (2019). Sobre identidade e formação docente, a partir das contribuições de Biesta (2021), Monteiro e Reznik (2021), Amorim e Monteiro (2019), Martins e Araujo (2020), Gabriel (2017) apresento o processo de emergência do ProfHistória; problematizo os desafios da docência em História, e a especificidade do conhecimento histórico escolar. As reflexões e problematizações subsidiam as análises de conversas feitas com um professor egresso do ProfHistória, três professores que estão na escrita da dissertação e um do mestrado acadêmico que tem o ProfHistória como objeto de pesquisa, que assumem a condição de corpo empírico dessa pesquisa. As análises apontam que, a despeito do tempo de formação e de exercício no magistério, o ProfHistória tem sido percebido como potente para o empoderamento docente na relação com o conhecimento histórico escolar nas salas de aula da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent870 KB/ 1,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Docência em História, Conhecimento histórico escolar; ProfHistória.pt_BR
Título: dc.titlePROFHISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons