Aspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sandra do Socorro Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-18T01:23:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-18T01:23:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
identificador: dc.identifier.otherAspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717517-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado “Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá” é oriundo de uma pesquisa de metrado da autora Sandra do Socorro Oliveira dos Santos, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A autora apresenta os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. Para tanto, utilizou como metodologia: abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Neste sentido, propôs uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, à gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. No capítulo inicial, a autora reflete sobre a gestão no campo educacional e seus desdobramentos, as etapas do processo de gestão, os papeis dos gestores na organização escola. Além disso, há uma análise sobre o cenário histórico da dança, a dança como conteúdo da educação física, os aspectos legais da dança. Nesse sentido, a autora destaca que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil instituiu o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a dança foi incluída oficialmente, pela primeira vez na história do país, como dos conteúdos de Educação Física e de Educação Artística (quase sempre sob o título de Artes Cênicas, juntamente com Teatro). Ademais, a autora fala sobre o conteúdo programático de dança nas escolas, planejamento e suas estratégias, os desafios e perspectivas no contexto escolar. Nesse sentido, a autora afirma que é importante que os educadores, através da formação específica e contínua, saibam que o aluno precisa ter oportunidades de se expressar com o corpo, através da dança. E o que se encontra hoje nas escolas é a grande preocupação com a manutenção da ordem e o silêncio, e as atividades pedagógicas são muito dirigidas pelos professores.-
Tamanho: dc.format.extent1954-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Dança-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Macapá-
Título: dc.titleAspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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