Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sandra do Socorro Oliveira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-18T01:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-18T01:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro intitulado “Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá” é oriundo de uma pesquisa de metrado da autora Sandra do Socorro Oliveira dos Santos, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A autora apresenta os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. Para tanto, utilizou como metodologia: abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Neste sentido, propôs uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, à gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. No capítulo inicial, a autora reflete sobre a gestão no campo educacional e seus desdobramentos, as etapas do processo de gestão, os papeis dos gestores na organização escola. Além disso, há uma análise sobre o cenário histórico da dança, a dança como conteúdo da educação física, os aspectos legais da dança. Nesse sentido, a autora destaca que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil instituiu o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a dança foi incluída oficialmente, pela primeira vez na história do país, como dos conteúdos de Educação Física e de Educação Artística (quase sempre sob o título de Artes Cênicas, juntamente com Teatro). Ademais, a autora fala sobre o conteúdo programático de dança nas escolas, planejamento e suas estratégias, os desafios e perspectivas no contexto escolar. Nesse sentido, a autora afirma que é importante que os educadores, através da formação específica e contínua, saibam que o aluno precisa ter oportunidades de se expressar com o corpo, através da dança. E o que se encontra hoje nas escolas é a grande preocupação com a manutenção da ordem e o silêncio, e as atividades pedagógicas são muito dirigidas pelos professores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1954 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Macapá | - |
Título: dc.title | Aspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons