Fotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSÁRIO, Dejalma Ferreira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-17T11:49:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-17T11:49:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717484-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa tem como título “Fotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental”. O trabalho tem como objetivo discutir como esses estudantes perceberam as mudanças e as permanências da história de Camaçari por meio de fotografias como mediadoras no ensino de história. Os objetivos específicos são: analisar as fotografias como documentos históricos e a relação delas com o texto histórico e didático; analisar a relação entre texto escrito e fotográfico; refletir sobre as mudanças e permanências de aspectos da história de Camaçari; refletir sobre a construção de narrativas históricas a partir de textos e fotografia. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para atingir tais objetivos, foi aplicado um miniprojeto intitulado “Imagens da cidade de Camaçari-BA: percepção das mudanças e permanências por meio das fotografias”, que foi executado em 9 aulas, para 4 turmas do 9° ano, totalizando uma amostra de 120 alunos. No desenvolvimento do miniprojeto discutimos temas como surgimento da fotografia, das cidades, história de Camaçari, percepção que os alunos têm da cidade. Ao final do miniprojeto, foram aplicados 2 questionários. O primeiro questionário colheu dados sobre aspectos sociais e das percepções que os estudantes têm de si e da cidade. O segundo, reuniu informações sobre as percepções que os alunos têm das mudanças e permanências da cidade de Camaçari, bem como de seus aspectos históricos e econômicos. De posse desses questionários e das atividades realizadas no projeto, foi possível constatar, entre outros aspectos, que a presença do Polo Petroquí- mico impacta na expectativa da população em relação ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social, bem como a necessidade de criação de museus e exposições para preservação da história do município.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Fotografia; Mediação; Camaçari; Mudanças e permanências.pt_BR
Título: dc.titleFotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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