Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSÁRIO, Dejalma Ferreira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-17T11:49:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-17T11:49:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717484 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem como título “Fotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental”. O trabalho tem como objetivo discutir como esses estudantes perceberam as mudanças e as permanências da história de Camaçari por meio de fotografias como mediadoras no ensino de história. Os objetivos específicos são: analisar as fotografias como documentos históricos e a relação delas com o texto histórico e didático; analisar a relação entre texto escrito e fotográfico; refletir sobre as mudanças e permanências de aspectos da história de Camaçari; refletir sobre a construção de narrativas históricas a partir de textos e fotografia. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para atingir tais objetivos, foi aplicado um miniprojeto intitulado “Imagens da cidade de Camaçari-BA: percepção das mudanças e permanências por meio das fotografias”, que foi executado em 9 aulas, para 4 turmas do 9° ano, totalizando uma amostra de 120 alunos. No desenvolvimento do miniprojeto discutimos temas como surgimento da fotografia, das cidades, história de Camaçari, percepção que os alunos têm da cidade. Ao final do miniprojeto, foram aplicados 2 questionários. O primeiro questionário colheu dados sobre aspectos sociais e das percepções que os estudantes têm de si e da cidade. O segundo, reuniu informações sobre as percepções que os alunos têm das mudanças e permanências da cidade de Camaçari, bem como de seus aspectos históricos e econômicos. De posse desses questionários e das atividades realizadas no projeto, foi possível constatar, entre outros aspectos, que a presença do Polo Petroquí- mico impacta na expectativa da população em relação ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social, bem como a necessidade de criação de museus e exposições para preservação da história do município. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Fotografia; Mediação; Camaçari; Mudanças e permanências. | pt_BR |
Título: dc.title | Fotografia como mediadora no ensino de História: mudanças e permanências na cidade de Camaçari percebidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DEJALMA F. DO ROSÁRIO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717484/2/DEJALMA F. DO ROSÁRIO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons