Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Marclebi-Yane Pieta de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-15T00:46:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-15T00:46:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717429 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra intitulada “Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos” é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada por Marclebi-Yane Pieta de Siqueira, egressa do Mestrado Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable. A autora analisa o modelo de avaliação da aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola do município de Arcoverde-PE e as tensões e conflitos que emergem desse processo no âmbito de uma avaliação formativa e somativa do ensino fundamental. A pesquisa tratou de uma investigação qualitativa. de um estudo de caso que utilizou o método da análise de conteúdo. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas estruturadas, que foram realizadas com três grupos de sujeitos participantes: estudantes, pais e professores. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de narrativa da análise de discurso. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino fundamental na cidade de Arcoverde – PE. Nesse contexto, a autora apresenta notas críticas e fez alguns apontamentos sobre o sistema de avaliação no Brasil. Além disso, trata sobre a avaliação formativa e somativa segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares. A pesquisadora desse trabalho reflete também sobre a cultura, os modelos culturais de organização. No que diz respeito à família e escola, ela faz uma discussão breve sobre essa relação de interdependência sua influência nas concepções sobre avaliação. Portanto, a autora conclui dizendo que nesse estudo, a avaliação assume um papel de compreensão das aprendizagens dos estudantes. Não há a intencionalidade de controle, punição ou mensuração para padronizar. A avaliação como caminho pedagógico de diálogo entre família, escola e estudantes. É assim que a escola assume uma função de formação da escolarização com valores e possibilidades de desenvolvimento humano. A família passa a ser corresponsável e parceira desse processo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2048 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tensões Emergentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Título: dc.title | Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons