Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Marclebi-Yane Pieta de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-15T00:46:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-15T00:46:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-14-
identificador: dc.identifier.otherConflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717429-
Resumo: dc.description.abstractA obra intitulada “Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos” é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada por Marclebi-Yane Pieta de Siqueira, egressa do Mestrado Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable. A autora analisa o modelo de avaliação da aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola do município de Arcoverde-PE e as tensões e conflitos que emergem desse processo no âmbito de uma avaliação formativa e somativa do ensino fundamental. A pesquisa tratou de uma investigação qualitativa. de um estudo de caso que utilizou o método da análise de conteúdo. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas estruturadas, que foram realizadas com três grupos de sujeitos participantes: estudantes, pais e professores. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de narrativa da análise de discurso. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino fundamental na cidade de Arcoverde – PE. Nesse contexto, a autora apresenta notas críticas e fez alguns apontamentos sobre o sistema de avaliação no Brasil. Além disso, trata sobre a avaliação formativa e somativa segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares. A pesquisadora desse trabalho reflete também sobre a cultura, os modelos culturais de organização. No que diz respeito à família e escola, ela faz uma discussão breve sobre essa relação de interdependência sua influência nas concepções sobre avaliação. Portanto, a autora conclui dizendo que nesse estudo, a avaliação assume um papel de compreensão das aprendizagens dos estudantes. Não há a intencionalidade de controle, punição ou mensuração para padronizar. A avaliação como caminho pedagógico de diálogo entre família, escola e estudantes. É assim que a escola assume uma função de formação da escolarização com valores e possibilidades de desenvolvimento humano. A família passa a ser corresponsável e parceira desse processo.-
Tamanho: dc.format.extent2048-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos-
Palavras-chave: dc.subjectTensões Emergentes-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Título: dc.titleConflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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