Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jefferson Olivatto da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Czernisz, Eliane Cleide da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-13T02:00:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-13T02:00:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Psicoeducacionais Volume 2 Coletanea UELUNI | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717419 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Coletânea tem origem em reflexões e discussões desenvolvidas por estudantes de Pós-graduação Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Guarapuava/Pr e da UEL, Londrina/Pr, na Disciplina Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural. Contempla a importância e imprescindibilidade da discussão das políticas educacionais internacionais e brasileiras para uma educação intercultural nos Programas de Pós-Graduação em Educação, considerando que os pós-graduandos são professores e pesquisadores que atuam na Educação Básica e Superior. Fortalece a discussão e implementação da política de Educação das Relações Étnicorraciais nas Instituições Escolares, um assunto que deve estar presente na formação dos estudantes da educação básica até a pós-graduação. A proposta dessa obra é de reflexão sobre o tema, por compreendermos ser esse um caminho para desenvolver novas ações e proposições que alarguem a prática pedagógica de professores, que lidam constantemente com os problemas decorrentes do racismo, da discriminação, do tratamento desigual de estudantes, de culturas, de povos. A Coletânea está organizada em dois volumes. Este é o volume II e apresenta 6 capítulos que se debruçam sobre o diálogo para uma educação que vise a interculturalidade e os direitos humanos tendo em vista experiências internacionais e nacionais. Assim, os capítulos procuram articular esses dois eixos, analisando e interpretando as políticas internacionais da UNESCO pelo contraponto do Movimento Negro e do Movimento Indígena como protagonistas de uma pedagogia afirmativa e antirracista, e que pela obrigatoridedade da Lei 10.639/2003 alterada pela Lei 11.645/2008 a educação escolar ainda precisa avançar em novas práticas mais inclusivas e dialogadas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2717 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectivas | - |
Título: dc.title | Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural - Volume 2 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Psicoeducacionais Volume 2 Coletanea UELUNI.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717419/4/Psicoeducacionais Volume 2 Coletanea UELUNI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons