Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural - Volume 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jefferson Olivatto da-
Autor(es): dc.contributor.authorCzernisz, Eliane Cleide da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-13T02:00:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-13T02:00:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-12-
identificador: dc.identifier.otherPsicoeducacionais Volume 2 Coletanea UELUNI-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717419-
Resumo: dc.description.abstractA presente Coletânea tem origem em reflexões e discussões desenvolvidas por estudantes de Pós-graduação Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Guarapuava/Pr e da UEL, Londrina/Pr, na Disciplina Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural. Contempla a importância e imprescindibilidade da discussão das políticas educacionais internacionais e brasileiras para uma educação intercultural nos Programas de Pós-Graduação em Educação, considerando que os pós-graduandos são professores e pesquisadores que atuam na Educação Básica e Superior. Fortalece a discussão e implementação da política de Educação das Relações Étnicorraciais nas Instituições Escolares, um assunto que deve estar presente na formação dos estudantes da educação básica até a pós-graduação. A proposta dessa obra é de reflexão sobre o tema, por compreendermos ser esse um caminho para desenvolver novas ações e proposições que alarguem a prática pedagógica de professores, que lidam constantemente com os problemas decorrentes do racismo, da discriminação, do tratamento desigual de estudantes, de culturas, de povos. A Coletânea está organizada em dois volumes. Este é o volume II e apresenta 6 capítulos que se debruçam sobre o diálogo para uma educação que vise a interculturalidade e os direitos humanos tendo em vista experiências internacionais e nacionais. Assim, os capítulos procuram articular esses dois eixos, analisando e interpretando as políticas internacionais da UNESCO pelo contraponto do Movimento Negro e do Movimento Indígena como protagonistas de uma pedagogia afirmativa e antirracista, e que pela obrigatoridedade da Lei 10.639/2003 alterada pela Lei 11.645/2008 a educação escolar ainda precisa avançar em novas práticas mais inclusivas e dialogadas.-
Tamanho: dc.format.extent2717-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectivas-
Título: dc.titlePolíticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural - Volume 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


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