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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Everaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-10-01T14:07:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-10-01T14:07:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado Profissional em Filosofia: O PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como problema a Educação Filosófica no cárcere. O objetivo central foi provocar os encarcerados a refletirem sobre as causas fundantes de seus encarceramentos e sobre a necessidade de buscar o conhecimento para iluminar as suas ações e evitar a reincidência no crime e novo encarceramento depois de cumprida sua pena. O percurso desta investigação e prática filosófica desdobrou-se em três tempos diacrônicos. No primeiro, com a companhia de Michel Foucault, o embasamento e a definição dos equívocos no encarceramento e também a evidenciação do distanciamento que ocorre durante o cumprimento das penas e o objetivo das mesmas. Num segundo tempo diacrônico, em companhia de Platão, por meio da dialética e da alegoria O Mito da Caverna, o discernimento e a identificação junto aos encarcerados das sombras de verdade presentes nos regulamentos do mundo do crime; desde ali, a perspectiva de que possam evitar atitudes baseadas em opiniões, pré-juízos e pré-conceitos, como as atitudes machistas junto às mulheres, objeto prático desta intervenção, que os levaram ao cárcere e que podem fazê-los retornar ao mesmo. No terceiro tempo, a construção de uma prática filosófica, baseada na maiêutica platônica e complementada por traumatismos e apalpadelas, que provoca nos encarcerados a afecção de suas existências e abre a possibilidade de remissão e de transcendência de seus crimes desde o movimento humano de suas interioridades. Este é o resultado significante a ser alcançado por esta investigação e prática de Educação Filosófica como percurso de compreensão da libertação no cárcere, a partir do Mito da Caverna - Cadeia Nunca Mais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação no cárcere | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética platônica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Traumatismos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Katharsis existencial | pt_BR |
Título: dc.title | O PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação E.B_versãofinal.pdf | O PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAIS | 2,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716997/2/Dissertação E.B_versãofinal.pdfDownload |
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