O PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Everaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-10-01T14:07:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-10-01T14:07:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado Profissional em Filosofia: O PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716997-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como problema a Educação Filosófica no cárcere. O objetivo central foi provocar os encarcerados a refletirem sobre as causas fundantes de seus encarceramentos e sobre a necessidade de buscar o conhecimento para iluminar as suas ações e evitar a reincidência no crime e novo encarceramento depois de cumprida sua pena. O percurso desta investigação e prática filosófica desdobrou-se em três tempos diacrônicos. No primeiro, com a companhia de Michel Foucault, o embasamento e a definição dos equívocos no encarceramento e também a evidenciação do distanciamento que ocorre durante o cumprimento das penas e o objetivo das mesmas. Num segundo tempo diacrônico, em companhia de Platão, por meio da dialética e da alegoria O Mito da Caverna, o discernimento e a identificação junto aos encarcerados das sombras de verdade presentes nos regulamentos do mundo do crime; desde ali, a perspectiva de que possam evitar atitudes baseadas em opiniões, pré-juízos e pré-conceitos, como as atitudes machistas junto às mulheres, objeto prático desta intervenção, que os levaram ao cárcere e que podem fazê-los retornar ao mesmo. No terceiro tempo, a construção de uma prática filosófica, baseada na maiêutica platônica e complementada por traumatismos e apalpadelas, que provoca nos encarcerados a afecção de suas existências e abre a possibilidade de remissão e de transcendência de seus crimes desde o movimento humano de suas interioridades. Este é o resultado significante a ser alcançado por esta investigação e prática de Educação Filosófica como percurso de compreensão da libertação no cárcere, a partir do Mito da Caverna - Cadeia Nunca Mais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação no cárcerept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialética platônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTraumatismospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKatharsis existencialpt_BR
Título: dc.titleO PERCURSO DE COMPREENSÃO DA LIBERTAÇÃO NO CÁRCERE, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA - CADEIA NUNCA MAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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