Proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr a partir da espectroscopia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeoncio, Hugo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Tiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-27T11:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-27T11:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional_PROFQUI_Hugo Leonciopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716797-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada: “Uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr a partir da espectroscopia", e foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa, de orientação do professor Dr. Tiago Lima da Silva, teve como objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) potencialmente significativa com enfoque na alfabetização científica para o ensino de química. A construção da SD foi pensada para dar subsídios para os docentes das turmas do 1º ano do Ensino Médio. Essa SD tem com referencial teórico o trabalho de Chassot et al. (1993), que tem como título - Química do cotidiano: pressupostos teóricos para elaboração de material didático alternativo. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade do ensino de química e, para essa finalidade, a conexão entre as ciências e o mundo do aluno são determinantes para a construção de um material didático crítico e que possa ser revisitado por professores e alunos. E, para poder forjar esse material, dois pilares foram usados, o primeiro é o entendimento do processo de aquisição de conhecimento do ser humano e o segundo é a criação de uma metodologia que permita se alcançar essa aquisição de conhecimento. É importante lembrar que os formalismos científicos podem trazer dificuldade de compreensão dos estudantes para com esse conteúdo, por isso, é de grande valia a aceitação de termos menos formais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent835 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmodelo atômico de Bohrpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectespectroscopiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFQUIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
Título: dc.titleProposta para o ensino do modelo atômico de Bohr a partir da espectroscopiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons