Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leoncio, Hugo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Tiago | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-27T11:46:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-27T11:46:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional_PROFQUI_Hugo Leoncio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada: “Uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr a partir da espectroscopia", e foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa, de orientação do professor Dr. Tiago Lima da Silva, teve como objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) potencialmente significativa com enfoque na alfabetização científica para o ensino de química. A construção da SD foi pensada para dar subsídios para os docentes das turmas do 1º ano do Ensino Médio. Essa SD tem com referencial teórico o trabalho de Chassot et al. (1993), que tem como título - Química do cotidiano: pressupostos teóricos para elaboração de material didático alternativo. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade do ensino de química e, para essa finalidade, a conexão entre as ciências e o mundo do aluno são determinantes para a construção de um material didático crítico e que possa ser revisitado por professores e alunos. E, para poder forjar esse material, dois pilares foram usados, o primeiro é o entendimento do processo de aquisição de conhecimento do ser humano e o segundo é a criação de uma metodologia que permita se alcançar essa aquisição de conhecimento. É importante lembrar que os formalismos científicos podem trazer dificuldade de compreensão dos estudantes para com esse conteúdo, por isso, é de grande valia a aceitação de termos menos formais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 835 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modelo atômico de Bohr | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | espectroscopia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr a partir da espectroscopia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional_PROFQUI_Hugo Leoncio.pdf | Produto Educacional do PROFQUI | 834,61 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716797/2/Produto educacional_PROFQUI_Hugo Leoncio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons