Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBaiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDES BARBOSA, ADRINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, PATRÍCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-27T09:54:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-27T09:54:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | O papel da comunidade escolar no processo de inclusão dos estudantes com deficiência do IF Baiano de Alagoinhas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716769 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As ações e os programas adotados, atualmente, pelo Estado frente à inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns, é uma luta histórica dos movimentos sociais pelos direitos humanos, para romper com o modelo educacional tradicional de caráter arcaico que excluí e limita os estudantes com deficiência a espaços restritos. A inclusão escolar implica uma mudança de perspectiva educacional, não se limita apenas acolher os alunos com deficiência ou os que apresentam dificuldades de aprendizagem, mas propõem uma organização do sistema educacional que considere as necessidades de todos os alunos e é estruturado em função delas. Nessa perspectiva, o que caracteriza a inclusão escolar é que todos os estudantes tenham a mesma oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica específica que possua. Neste processo, compreender a maneira como a Comunidade Escolar compreende e influencia as relações interpessoais pode favorecer o entendimento de seu papel na inclusão dos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa é entender o papel da Comunidade Escolar na inclusão de alunos com deficiência. E os objetivos específicos da pesquisa foram: Identificar as políticas educacionais de inclusão implantadas pelo IF Baiano; Investigar o conhecimento que a comunidade escolar tem sobre conceito de inclusão; Verificar se os professores, técnicos e funcionários foram orientados para trabalhar com pessoas com deficiência; e Averiguar se os alunos sem deficiência receberam alguma orientação para saber acolher e conviver com pessoas deficientes. E antes de analisar o papel da comunidade escolar no processo de inclusão foi preciso entender a importância da Gestão Pública Democrática para fortalecer a comunidade escolar e o atendimento à diversidade de forma mais efetiva nas instituições de ensino. A construção de uma gestão escolar democrática é essencial para garantir voz e vez à comunidade escolar na construção de uma escola que respeita seus membros e valoriza as individualidades dos sujeitos que a compõem. Esta proposta de pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com à análise e discussão dos resultados da pesquisa. Por meio da análise de conteúdo, discutimos as narrativas da comunidade escolar: professores, técnicos, alunos com deficiência e alunos sem deficiência, funcionários terceirizados e responsáveis mediante a entrevista semiestruturada. Por fim, foi elaborado e avaliado o produto educacional: um vídeo educativo de dicas com as maneiras mais adequadas de se relacionar com pessoas com deficiência, a pesquisa desenvolvida mostrou que a inclusão escolar é eminente e necessária, mas que sua existência é um desafio diário que precisa ser construído, onde as dificuldades aparecem para toda a comunidade escolar. E que a mudança de paradigmas precisa da colaboração de todos. E o produto educacional surgiu como uma ideia para auxiliar na aproximação entre a comunidade escolar e as pessoas com deficiência, para estreitar relações e construir caminhos. O vídeo foi criado com o objetivo de ser claro e objetivo. Diante dos desafios da inclusão é importante entender que o tema apresentado não se esgota neste trabalho, pois a inclusão ainda é muito pouco discutida e “trabalhada” dentro do espaço escolar, algo que hoje é preciso ser explorado e estudado sem nunca se esgotar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,89 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | gestão democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | comunidade escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclsuão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | O papel da comunidade escolar no processo de inclusão dos estudantes com deficiência do IF Baiano de Alagoinhas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DissertaçãoAdrinaMBarbosa.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716769/2/DissertaçãoAdrinaMBarbosa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons