CRIANÇAS CONECTADAS AO YOUTUBE: vivências na cultura digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grosso - UFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAliana França Camargo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-17T15:19:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-17T15:19:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-22-
identificador: dc.identifier.otherTESEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716397-
Resumo: dc.description.abstractTendo como direção o estudo na cultura digital, esta tese tem o objetivo de compreender o que existe na relação entre crianças, com idades entre 7 e 10 anos, e a mídia digital YouTube. As tecnologias digitais transformaram os modos como nos relacionamos. A internet como tecido de nossas vidas (CASTELLS, 2015) impulsionou um novo reordenamento no qual as crianças, a partir das novas mídias digitais e com o surgimento da rede social YouTube, em 2005, puderam se inserir na comunicação pessoal de massa ampliando suas práticas para a circulação, produção, exibição e, sobretudo, no consumo de informações, que consideramos uma nova ecologia comunicacional. Esta pesquisa utiliza a netnografia (KOZINETS, 2014) com inspiração etnográfica, entendendo que o estudo se encontrava em dois campos contíguos: no presencial off-line, quando adentramos no espaço organizado e facilitado por uma escola municipal, localizada na cidade de Barra do Garças - MT, entre os meses de agosto e novembro de 2019, para nos aproximar dos nossos sujeitos; e no campo on-line, quando analisamos os canais do YouTube, que as 11 crianças participantes indicaram acessar com maior frequência. Sistematizamos os achados que se projetaram em três grandes dimensões: O quê as crianças mais assistiam, diz respeito às preferências aos canais e os youtubers; Como elas se apropriavam das tecnologias digitais para a interação social com o YouTube; e por fim, Para quê as crianças consumiam as informações da plataforma, no qual apresentamos as problematizações e percepções. Como suporte teórico nos apoiamos no projeto científico de Vigotski (1999a; 2003; 2004; 2006; 2008; 2009; 2018) para o qual o social e cultural se entrelaçam na constituição humana. A linha condutora de nossa análise é o conceito de perejivanie [vivência] que faz parte da última fase de estudos do pensador bielo-russo, e é considerado um dos conceitos mais importantes da obra de Vigotski, quando ele entende que o seu estudo deveria se voltar para o campo semântico, dos significados, para compreender a formação superior da mente. Perejivanie é o que está entre a personalidade e o meio ambiente ao qual a criança se desenvolve. Dentro do conceito, os elementos emoção-pessoal, afetos, a imaginação, engendram as dobras de consciência vivenciadas pelo indivíduo. Por meio da vivência [perejivanie] analisamos as falas das crianças sob a luz da teoria de Espinosa (2000) articulando com a pesquisa de Vigotski, para nos aprofundar sobre os afetos que estão contidos na relação das crianças com a mídia digital YouTube. Além disso, aproximamos o conceito de perejivanie ao estilo da cultura digital no qual ascende a estética tecnológica (MAFFESOLI, 1995; SANTAELLA; ARANTES, 2008), criando, assim, uma vivência digital. Na cultura digital, o agente social criança remodelou sua experiência, apropriando-se da tecnologia e trazendo vivências alinhadas ao novo modo de sentir, proporcionado pelo estilo estético. Palavras-chave: crianças; mídia digital youtube; perejivanie; vivência; estética tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,22 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcrianças; mídia digital youtube; perejivanie; vivência; estética tecnológica.pt_BR
Título: dc.titleCRIANÇAS CONECTADAS AO YOUTUBE: vivências na cultura digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação - PPGEpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons