Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Justa Jr., Haroldo Peixoto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-07T22:22:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-07T22:22:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2022_dis_hpjjunior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em nossa exposição demonstraremos como a filosofia pode compreender a educação dos surdos e fundamentando-se nesta compreensão, promover metodologias e didáticas mais acessíveis para o ensino da filosofia para surdos. Em nosso repertório teórico de cunho filosófico faremos uso da teoria crítica do filósofo britânico Paddy Ladd, descritos em sua obra “Em busca da Surdidade” onde nos apresenta a influência colonizadora do discurso ideológico clínico sobra as comunidades surdas. A importância do seu pensamento consiste em desvelar as estruturas de poder que pretender uniformizar a pessoa surda a condição ouvinte buscando “normatizar” sua deficiência como única condição indispensável de socialização. Em nossa compreensão filosófica e antropológica do sujeito, faremos uso da Antropologia Filosófica do filósofo brasileiro Henrique Cláudio Lima Vaz, como chave de leitura do perfil do sujeito surdo em sua condição linguística. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,76 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | antropologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fiilosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA PARA SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS ESCRITO) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2022_dis_hpjjunior.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715662/2/2022_dis_hpjjunior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons