Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Márcia Araújo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-07T22:16:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-07T22:16:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2022_dis_macosta | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715661 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende refletir sobre a relação do senso comum com a ciência conforme realizado nas minhas aulas de Filosofia, no ensino médio, na Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora em Fortaleza, Ceará. Para tal fim lançou-se mão do pensamento do filósofo e educador Rubem Alves como fio condutor para a pesquisa, especialmente presente em sua obra Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras (1981). A proximidade com a obra de Alves deve-se ao fato de que este pensador traz uma abordagem que não menospreza nem exclui o senso comum em sua relação com a ciência. De uma forma geral, a noção de senso comum é desprestigiada por ser entendida enquanto espaço da ignorância, da opinião, da crença vulgar ou supersticiosa. Contudo, é deste senso comum que emergem as formas primárias de pensamento dos alunos, e suprimir e desconsiderar totalmente esta forma de pensar é “cortar” as raízes dos conhecimentos e experiências que os discentes trazem para o “chão da escola”. Rubem Alves, neste contexto, nos transmite a ideia de que o saber da ciência é o senso comum, certamente de uma forma mais refinada, elaborada e disciplinada. O referido termo ganha uma consistência tal no pensamento e nas palavras de Rubem Alves que acaba por se caracterizar como a base de todo o processo científico. Em suas palavras: “a ciência é o senso comum hipertrofiado”. Tais ideias foram fundamentais para mostrar aos alunos que eles já pensam de forma semelhante a um cientista na resolução de problemas e que os seus receios com relação aos “homens de jaleco branco” e seus laboratórios são, em sua maioria, infundados. Ao contrário, percebeu-se um “empoderamento” dos alunos a partir das reflexões sobre o senso comum em Rubem Alves. Neste sentido, trazer tais reflexões sobre o senso comum e ciência para a sala de aula, em uma aula de filosofia, foi fundamental na realização de atividades práticas, descritas neste trabalho, que visaram instigar experiências de ordem científica nos discentes. As práticas relativas ao projeto de Fitoterapia e as percepções em torno dos assim chamados “Profetas da Chuva” mostraram aos discentes como os saberes populares e ciência são formas de conhecimento que não se excluem, mas que se entrelaçam e cooperam para uma maior e melhor compreensão da vida e do mundo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,03 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | senso comum | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rubem Alves | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHANDO A RELAÇÃO SENSO COMUM E CIÊNCIA NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PENSAMENTO DE RUBEM ALVES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2022_dis_macosta.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715661/2/2022_dis_macosta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons