O ensino de matemática no Ceará : da formação de professores às práticas e experiências docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA (ORG), ALLAN JÚNIOR DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorMAYMONE (ORG), ANNELISE-
Autor(es): dc.contributor.authorMARIANO (ORG), FÁBIO SAMPAIO-
Autor(es): dc.contributor.authorSALES (ORG), FRANCISCO ODÉCIO-
Autor(es): dc.contributor.authorFREIRE (ORG), WESLEY LIBERATO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-06T02:06:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-06T02:06:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715537-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho visa publicar a experiência docente de professores da educação básica. O e-book foi idealizado pelo grupo de ensino e pesquisa em matemática (GEPEMAC), tendo como responsáveis os professores Allan Júnior da Silva Costa, Annelise Maymone, Fábio Sampaio Mariano, Francisco Odécio Sales, Wesley Liberato Freire. O grupo é formado por licenciados, graduados, especialistas, mestres e doutores, e busca a formação continuada através de estudos e pesquisas, visando o crescimento profissional e a melhoria do ensino básico do Ceará. O GEPEMAC surgiu da necessidade dos professores decorrida durante a pandemia da COVID 19, pois não havia naquele momento nenhuma preparação ou suporte para o que estava por vir, para tanto, ocorreram encontros virtuais durante as quartas-feiras, onde eram oferecidas palestras, oficinas e formações com diversas personalidades nacionais e internacionais de matemática. Sendo assim, para coroar o fortalecimento e amadurecimento do grupo, nasce a ideia de construir uma obra com experiências docentes dos professores participantes, que conta atualmente com 427 membros ativos em dois grupos no whatsapp, e com o instagram sendo alimentado de eventos, cursos e formações com frequência. Nessa 1a edição da obra O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CEARÁ: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES foram compilados um total de 13 artigos, onde cada artigo compõe um capítulo, e que buscam contribuir na formação continuada de professores e/ou compartilhar experiências docentes com suas turmas e/ou escolas. A obra conta com artigos que englobam: experiências em oficinas e eventos; ensino através de jogos, matemática financeira e geometria; projetos de reconstrução de aprendizagem; formação inicial do docente; estudos avançados de matemática.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleO ensino de matemática no Ceará : da formação de professores às práticas e experiências docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons