Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira Scherrer Neto, José Izaias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-05T10:11:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-05T10:11:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715477 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O principal objetivo dessa dissertação foi desenvolver uma sequência de ensino investigativo que possibilite trabalhar o conceito da gravitação e sua construção, até chegar aos buracos negros, apresentando, dessa forma, os conteúdos, no campo da Física Clássica e da Física Moderna e Contemporânea, em sala de aula. Optou-se por desenvolver atividades que abordem temas da Física Clássica, como também, da Física Moderna e Contemporânea, na perspectiva do ensino por investigação. Essa abordagem possibilita a problematização, em sala de aula, ampliando a liberdade intelectual dos estudantes, no processo de construção de conhecimento científico escolar. Por motivos da pandemia do Covid-19, optou-se por realizar a validação, a priori, por pares da sequência de ensino por investigação. O processo de análise, avaliação e validação tiveram como participantes, alunos do ensino da Rede Pública, da Educação Básica e professores com ampla experiência na aplicação e desenvolvimento de atividades investigativas. Os dados que subsidiaram as análises foram coletados, através de um instrumento de validação de Sequência de Ensino Investigativo (SEI), disponibilizados virtualmente, e por meio de gravação do encontro com os professores participantes. O resultado culminou na reelaboração da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), aumentado sua potencialidade para o ensino da gravitação aos buracos negros, numa perspectiva investigativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 33,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação. Física Moderna e Contemporânea. Validação de SEI. Buraco Negro | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades Investigativas - Gravidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - José Izaias.pdf | Produto Educacional - José Izaias Moreira Scherrer Neto | 10,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715477/2/Produto Educacional - José Izaias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons