Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes de Albuquerque dos Santos Costa, Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-26T14:38:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-26T14:38:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fármacos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Automedicação. | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA VISANDO O TEMA DE FÁRMACOS E AUTOMEDICAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2020-Carolina Mendes de Albuquerque-Dissertação Completa.pdf | Dissertação | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714824/2/T2020-Carolina Mendes de Albuquerque-Dissertação Completa.pdfDownload |
T2020-Carolina Mendes de Albuquerque-Produto Educacional.pdf | Produto Educacional | 866,96 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714824/3/T2020-Carolina Mendes de Albuquerque-Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons