PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA VISANDO O TEMA DE FÁRMACOS E AUTOMEDICAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes de Albuquerque dos Santos Costa, Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-26T14:38:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-26T14:38:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-03-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714824-
Resumo: dc.description.abstractA Química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFármacospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVygotskypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutomedicação.pt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA VISANDO O TEMA DE FÁRMACOS E AUTOMEDICAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons