UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS – Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURENÇO, Fábio Carlos Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ana Kely Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-23T16:38:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-23T16:38:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-23-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714766-
Resumo: dc.description.abstractA discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem em matemática, não é novidade, entre especialistas na área, assim como as competências e habilidades dos alunos para que haja um efetivo sucesso no processo educacional. Também as metodologias utilizadas de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN’s), que ajudam a compreender as dificuldades que o estudante tem em determinadas partes do currículo em matemática. Temos aliado a essa discussão um rendimento abaixo do esperado dos alunos paraenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), segundo os resultados do IDEB de 2017 no qual o estado ficou abaixo da meta, o que torna essa discussão sobre as possíveis dificuldades dos alunos mais importante ainda. Dificuldades que podem ser atribuídas a uso de metodologias não eficientes, em especial no ensino de triângulos, causando o pouco interesse na disciplina, e em muitos casos o professor se equivoca ao achar que o aluno tenha o mesmo interesse e raciocínio dele pela disciplina. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona algumas competências que contemplam os triângulos dentre elas: Esses conceitos devem ter destaque nessa fase do Ensino Fundamental, de modo que os alunos sejam capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento para realizar demonstrações simples, contribuindo para a formação de um tipo de raciocínio importante para a Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo. (BRASIL, 2017, p. 270) Nesse contexto, articulado com nossa atuação 18 anos em sala, sendo 2 anos no ensino superior e 16 anos na Educação Básica e desde 2008 atuo como educador na disciplina Matemática na cidade de Parauapebas, no estado do Pará, nas redes municipal e estadual, cidade na qual será aplicada a pesquisa, nos leva a reflexão desses dados. A motivação sobre a escolha do tema se deu por ser um tema relevante dentro da disciplina Matemática no ensino fundamental e por ser base de outros assuntos, como a Geometria Espacial no ensino médio. Os alunos do ensino fundamental vêm demonstrando certas dificuldades e a consequência disso é o baixo desempenho dos alunos. Para construir essa sequência didática foi necessária uma revisão minuciosa sobre o produto a ser trabalhado, que contribuiu para o norteamento de nosso trabalho e para verificarmos possíveis falhas em metodologias aplicadas aos alunos. Essa sequência didática é composta por 8(oito) atividades e nos basearemos no ensino por atividades de Sá (2009) para que se tenha uma melhor compreensão sobre o assunto e será o pilar da sequência didática abordada nesse trabalho. A escolha pelo ensino por atividades se deu por entender que esse tipo de abordagem dá uma boa autonomia ao aluno e possibilita o crescimento gradual do aluno, que pode ser aumentado o nível de dificuldade para ajudar no crescimento do conhecimento desse aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1019pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Ensino por atividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTriângulopt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS – Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais