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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOURENÇO, Fábio Carlos Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Kely Martins da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-23T16:38:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-23T16:38:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714766 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem em matemática, não é novidade, entre especialistas na área, assim como as competências e habilidades dos alunos para que haja um efetivo sucesso no processo educacional. Também as metodologias utilizadas de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN’s), que ajudam a compreender as dificuldades que o estudante tem em determinadas partes do currículo em matemática. Temos aliado a essa discussão um rendimento abaixo do esperado dos alunos paraenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), segundo os resultados do IDEB de 2017 no qual o estado ficou abaixo da meta, o que torna essa discussão sobre as possíveis dificuldades dos alunos mais importante ainda. Dificuldades que podem ser atribuídas a uso de metodologias não eficientes, em especial no ensino de triângulos, causando o pouco interesse na disciplina, e em muitos casos o professor se equivoca ao achar que o aluno tenha o mesmo interesse e raciocínio dele pela disciplina. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona algumas competências que contemplam os triângulos dentre elas: Esses conceitos devem ter destaque nessa fase do Ensino Fundamental, de modo que os alunos sejam capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento para realizar demonstrações simples, contribuindo para a formação de um tipo de raciocínio importante para a Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo. (BRASIL, 2017, p. 270) Nesse contexto, articulado com nossa atuação 18 anos em sala, sendo 2 anos no ensino superior e 16 anos na Educação Básica e desde 2008 atuo como educador na disciplina Matemática na cidade de Parauapebas, no estado do Pará, nas redes municipal e estadual, cidade na qual será aplicada a pesquisa, nos leva a reflexão desses dados. A motivação sobre a escolha do tema se deu por ser um tema relevante dentro da disciplina Matemática no ensino fundamental e por ser base de outros assuntos, como a Geometria Espacial no ensino médio. Os alunos do ensino fundamental vêm demonstrando certas dificuldades e a consequência disso é o baixo desempenho dos alunos. Para construir essa sequência didática foi necessária uma revisão minuciosa sobre o produto a ser trabalhado, que contribuiu para o norteamento de nosso trabalho e para verificarmos possíveis falhas em metodologias aplicadas aos alunos. Essa sequência didática é composta por 8(oito) atividades e nos basearemos no ensino por atividades de Sá (2009) para que se tenha uma melhor compreensão sobre o assunto e será o pilar da sequência didática abordada nesse trabalho. A escolha pelo ensino por atividades se deu por entender que esse tipo de abordagem dá uma boa autonomia ao aluno e possibilita o crescimento gradual do aluno, que pode ser aumentado o nível de dificuldade para ajudar no crescimento do conhecimento desse aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1019 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Ensino por atividades experimentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS – Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Fábio Carlos Oliveira Lourenço - Produto Educacional.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714766/1/Fábio Carlos Oliveira Lourenço - Produto Educacional.pdfDownload |
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