Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Fábio dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-16T19:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-16T19:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714639 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no ProfHistória/UESB, analisa a percepção e expectativas dos professores de História do Ensino Médio dos colégios estaduais do Município de Guanambi-BA sobre a formação continuada, tanto a oferecida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia quanto as que entendem como mais adequadas ao seu trabalho docente. Em diálogo com a literatura sobre formação de professores de História e ensino de História, problematiza as concepções de formação continuada presentes na Legislação do Brasil e do Estado da Bahia, analisa a percepção dos professores de História sobre a formação continuada vivenciada e suas expectativas quanto a outras possibilidades, relaciona a percepção dos professores com a política de formação continuada da SEC BA e elabora uma Plataforma virtual interativa como um espaço alternativo à formação continuada dos professores de História. Utilizou-se questionário para levantamento de dados junto aos professores participantes da pesquisa. Os dados foram tratados em abordagem qualitativa, segundo procedimentos de análise de conteúdo de Bardin (1977) e Amado (2014). Concluiu-se que, apesar de diversos dispositivos legais, como a LDB, PNE, PEE entre outros afirmarem a formação continuada como direito dos professores e dever dos entes federados, a formação que a SEC BA oferece aos professores de História é insuficiente, de pouco impacto positivo nas aulas de História e nos últimos anos tem sido inexistente. Constatamos ainda que não há oferta de formações de cunho específico para professores de História, os quais buscam por formação continuada em outros espaços, sem qualquer incentivo ou licença. Com base na pesquisa realizada construímos como Produto Educacional uma Plataforma digital interativa, cujo conteúdo é composto pelos Produtos Educacionais desenvolvidos pelos egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), por entender ser uma produção que contribui de forma potente para a formação continuada de professores de História em diálogo direto com sua atuação em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,775MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. Formação continuada de professores. professores de história. Ensino Médio. Plataforma Interativa. Produto Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada de Professores de História Versus Expectativas dos Docentes que Atuam no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons