Formação Continuada de Professores de História Versus Expectativas dos Docentes que Atuam no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Fábio dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-16T19:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-16T19:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714639-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no ProfHistória/UESB, analisa a percepção e expectativas dos professores de História do Ensino Médio dos colégios estaduais do Município de Guanambi-BA sobre a formação continuada, tanto a oferecida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia quanto as que entendem como mais adequadas ao seu trabalho docente. Em diálogo com a literatura sobre formação de professores de História e ensino de História, problematiza as concepções de formação continuada presentes na Legislação do Brasil e do Estado da Bahia, analisa a percepção dos professores de História sobre a formação continuada vivenciada e suas expectativas quanto a outras possibilidades, relaciona a percepção dos professores com a política de formação continuada da SEC BA e elabora uma Plataforma virtual interativa como um espaço alternativo à formação continuada dos professores de História. Utilizou-se questionário para levantamento de dados junto aos professores participantes da pesquisa. Os dados foram tratados em abordagem qualitativa, segundo procedimentos de análise de conteúdo de Bardin (1977) e Amado (2014). Concluiu-se que, apesar de diversos dispositivos legais, como a LDB, PNE, PEE entre outros afirmarem a formação continuada como direito dos professores e dever dos entes federados, a formação que a SEC BA oferece aos professores de História é insuficiente, de pouco impacto positivo nas aulas de História e nos últimos anos tem sido inexistente. Constatamos ainda que não há oferta de formações de cunho específico para professores de História, os quais buscam por formação continuada em outros espaços, sem qualquer incentivo ou licença. Com base na pesquisa realizada construímos como Produto Educacional uma Plataforma digital interativa, cujo conteúdo é composto pelos Produtos Educacionais desenvolvidos pelos egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), por entender ser uma produção que contribui de forma potente para a formação continuada de professores de História em diálogo direto com sua atuação em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,775MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. Formação continuada de professores. professores de história. Ensino Médio. Plataforma Interativa. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada de Professores de História Versus Expectativas dos Docentes que Atuam no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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