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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, HARRISSON | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTANA, CAMILA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-16T12:38:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-16T12:38:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO PROEJA NOTURNO NO CEEP RÉGIS PACHECO EM JEQUIÉ/BA: A EVASÃO NA PERSPECTIVA DISCENTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714628 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Constituição Federal de 1988 estabelece como dever do Estado e direito de todo cidadão o acesso ao ensino gratuito e de qualidade, garantindo não apenas o ingresso, mas a permanência e o êxito durante o percurso formativo. Entretanto, o abandono escolar é uma realidade presente em todas as etapas da educação brasileira, o que transforma a evasão em um desafio a ser entendido e enfrentado. Na presente dissertação, trata-se de um estudo de caso que busca dar voz aos alunos e colher os seus pontos de vista sobre o fenômeno da evasão, a partir da seguinte problemática central: Na perspectiva do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) noturno do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié/Ba, quais fatores colaboram para a evasão escolar? E do objetivo geral: Compreender os aspectos pessoais e contextuais de evasão de estudantes do Proeja noturno do CEEP Régis Pacheco em Jequié/Ba. Com o resultado da pesquisa, pretende-se fomentar o debate sobre a evasão entre a comunidade escolar, estabelecendo estratégias e reavaliando as ações até então empregadas pela escola. Trata-se de pesquisa com características qualitativas, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas feitas com ex-alunos do Proeja do CEEP Régis Pacheco. Chegamos à conclusão central de que a evasão é um problema plural, heterogêneo e multifacetado. Além da dificuldade em conciliar trabalho e escola, também verificamos, como vetores do abandono escolar: a falta de apoio da família; a inexistência de estrutura socioeconômica; o elevado número de aulas vagas; a falta de conhecimentos prévios devido à precariedade da Educação Primária; salas desconfortáveis; e baixo número de aulas práticas. Esses vetores nos levaram a entender que as causas da evasão estão alicerçadas nas deficiências estruturais da sociedade, e são diariamente fomentadas por questões culturais do indivíduo e da própria escola, o que torna o problema ainda mais profundo e complexo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,06 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proeja | pt_BR |
Título: dc.title | PROEJA NOTURNO NO CEEP RÉGIS PACHECO EM JEQUIÉ/BA: A EVASÃO NA PERSPECTIVA DISCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO HARRISON.pdf | DISSERTAÇÃO HARRISON | 2,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714628/2/DISSERTAÇÃO HARRISON.pdfDownload |
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