
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Benevenuto, Rodrigo Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T17:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T17:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714619 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em conjunto com modelos físicos, auxiliam no processo de imaginação e criação de modelos mentais, possibilitando visualizar e determinar os arranjos espaciais de uma série de moléculas. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi escolhida como suporte teórico-metodológico para o ensino de geometria molecular, fornecendo subsídios para confecção e desenvolvimento desta pesquisa. Através de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estimular a participação dos discentes, incentivando-os a serem protagonistas ao longo de todo o processo de construção do conhecimento, com o intuito em despertar o desejo em aprender de forma substantiva e não literal, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma significativa e por conseguinte rompendo com o paradigma da memorização de nomenclaturas de geometrias e ângulos de ligação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,62 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades Visuoespaciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria Molecular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Visualização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons