Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBenevenuto, Rodrigo Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T17:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T17:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714619-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em conjunto com modelos físicos, auxiliam no processo de imaginação e criação de modelos mentais, possibilitando visualizar e determinar os arranjos espaciais de uma série de moléculas. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi escolhida como suporte teórico-metodológico para o ensino de geometria molecular, fornecendo subsídios para confecção e desenvolvimento desta pesquisa. Através de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estimular a participação dos discentes, incentivando-os a serem protagonistas ao longo de todo o processo de construção do conhecimento, com o intuito em despertar o desejo em aprender de forma substantiva e não literal, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma significativa e por conseguinte rompendo com o paradigma da memorização de nomenclaturas de geometrias e ângulos de ligação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades Visuoespaciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Molecularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleImaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons