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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Benevenuto, Rodrigo Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T17:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T17:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em conjunto com modelos físicos, auxiliam no processo de imaginação e criação de modelos mentais, possibilitando visualizar e determinar os arranjos espaciais de uma série de moléculas. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi escolhida como suporte teórico-metodológico para o ensino de geometria molecular, fornecendo subsídios para confecção e desenvolvimento desta pesquisa. Através de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estimular a participação dos discentes, incentivando-os a serem protagonistas ao longo de todo o processo de construção do conhecimento, com o intuito em despertar o desejo em aprender de forma substantiva e não literal, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma significativa e por conseguinte rompendo com o paradigma da memorização de nomenclaturas de geometrias e ângulos de ligação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades Visuoespaciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Molecular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
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