
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Monique Capobiango | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T17:26:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T17:26:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714616 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a escola necessita de metodologias educacionais que proporcionem aos jovens uma maior autonomia para que sejam qualificados a participar de forma ativa na comunidade, promovendo mudanças e produzindo progressos para o desenvolvimento da cidadania. Um dos pilares fundamentais desta construção é o Ensino de Ciências, onde se destacam os saberes referentes à disciplina de Química que são importantes para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da população. Contudo, o Ensino de Química no espaço escolar está distante da vida prática do adolescente e da sociedade, restringindo-se à memorização de fórmulas, nomenclaturas e teorias. Para esta investigação científica, estabeleceu-se como objetivo analisar se os conhecimentos sobre descarte de resíduos sólidos eletrônicos articulados à conteúdos de Eletroquímica, no Ensino de Química, podem sensibilizar alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto aos impactos ambientais causados por descarte inadequado de pilhas e baterias, através de uma proposta de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática . O delineamento metodológico para este estudo envolveu a pesquisa participativa e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada inicialmente no Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no município de Volta Redonda. Destinada a três turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 39 discentes. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, os resultados foram obtidos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário anterior à sequência didática e alguns instrumentos da sequência didática. O questionário posterior à aplicação da Sequência Didática, não foi possível aplicar. Foi possível ponderar que os estudantes não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias, sabiam que havia uma maneira correta de descartar mas não o faziam. Após a aplicação da sequência didática, espera-se que haja compreensão quanto ao conteúdo de Eletroquímica, além da sensibilização ambiental dos participantes. Disponibilizou-se o produto educacional com versões para professor a fim de tornar mais hábil o processo de ensino dos educandos, pretendendo, desta maneira, contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes e discentes no Ensino de Química. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13,4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sensibilização Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pilhas e Baterias | pt_BR |
| Título: dc.title | O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons