Um novo olhar sobre as ligações químicas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorParalovo, José Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T16:59:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T16:59:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
identificador: dc.identifier.otherT2018-Jose Luiz Paralovo-Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714614-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda um assunto de grande importância na vida acadêmica, as Ligações Químicas Interatômicas (L.Q.I.). No entanto, aqui é proposta uma nova perspectiva de trabalho que olha para as ligações químicas por outro ângulo, mu-dando o atual e principal enfoque, a regra do octeto, para um novo e mais amplo, que é a observância dos subníveis “p”. Para atingirem a estabilidade energética, os átomos necessitam completarem seus subníveis “p” em seus últimos níveis de ener-gia, ou seus subníveis “s”, quando apresentarem apenas um nível de energia, ou seja, seis (06) elétrons no subnível “p” ou dois (02) elétrons no subnível “s” do último nível de energia. Este novo olhar sobre as L.Q.I. dará ao estudante um campo de visão e uma mobilidade maiores para entender e executar as L.Q.I. Dessa forma, trabalhando e retendo conceitos mais fidedignos, o estudante obterá bases mais só-lidas para continuar construindo o conhecimento sobre as ligações químicas com os novos conceitos que futuramente virão a ser estudados e complementados em quaisquer que sejam os caminhos profissionais escolhidos. Neste trabalho também se discute um novo olhar acerca da ligação coordenada, tratando seu mecanismo de uma forma simples e, vale ressaltar, de cunho puramente didático. Os caminhos de execução e as representações finais das ligações coordenadas são contribuições provenientes de muitos anos de pesquisa em sala de aula e, assim, um caminho encontrado para melhor explicitar tal ligação e facilitar sua identificação. Entretanto, essas representações não fogem dos conceitos mais modernos, de que a ligação coordenada é uma ligação covalente normal que ocorre de forma diferenciada e que, portanto, exige um maior detalhamento em suas estruturas e em seus mecanismos. Esta abordagem almeja enfatizar ao estudante que, embora seja uma ligação cova-lente normal, a ligação coordenada apresenta suas singularidades. Adicionalmente, este trabalho apresenta uma sugestão para a abordagem das L.Q.I. em sala de aula, utilizando-se de materiais reciclados, tornando a explanação em algo concreto e também lúdico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,51 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectnovo olharpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectligação químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectligação coordenadapt_BR
Título: dc.titleUm novo olhar sobre as ligações químicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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