Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Janaina do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T16:24:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T16:24:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | T2018-Janaína do Nascimento Mendes-Dissertacao | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714613 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7,53 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Momentos Pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Orgânicas | - |
Título: dc.title | O uso de sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2018-Janaína do Nascimento Mendes-Dissertacao.pdf | Dissertação | 7,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714613/2/T2018-Janaína do Nascimento Mendes-Dissertacao.pdfDownload |
T2018-Janaína do Nascimento Mendes-Produto.pdf | Produto Educacional | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714613/3/T2018-Janaína do Nascimento Mendes-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons