O uso de sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Janaina do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T16:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T16:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
identificador: dc.identifier.otherT2018-Janaína do Nascimento Mendes-Dissertacao-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714613-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final.-
Tamanho: dc.format.extent7,53 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectMomentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectFunções Orgânicas-
Título: dc.titleO uso de sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica-
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons