Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lisboa, Fabiano da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T15:41:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T15:41:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Dissertacao | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714612 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A falta de motivação e de uma participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que ocorre dentro da sala de aula tem se tornado cada vez mais um desafio a ser enfrentado pelos professores da disciplina de Química no Ensino Médio (EM), uma vez que o interesse do aluno é um fator fundamental no processo de construção do conhecimento. Dentre os métodos e práticas pedagógicas que surgem com a finalidade de facilitar e, ao mesmo tempo tornar mais prazeroso o processo de assimilação do saber está a utilização de jogos didáticos. A aplicação de um jogo didático de cartas foi a estratégia utilizada para oportunizar a ocorrência de uma aprendizagem significativa sobre os conteúdos da Tabela Periódica (TP). Com a utilização do jogo, o aprender adquire uma característica lúdica, o que possibilita um processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e agradável por parte dos educandos. Nesse cenário, este trabalho procurou avaliar a relevância da utilização e contribuição de jogos didáticos na obtenção do saber pelos alunos sobre a TP. Esta pesquisa teve suas etapas desenvolvidas em uma escola pública estadual, da cidade Paty do Alferes-RJ, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida por uma sequência de atividades como aulas expositivas, utilização do jogo didático desenvolvido neste trabalho, aplicação de questionário com objetivo de averiguar a satisfação dos alunos quanto a utilização do jogo didático e um questionário avaliativo contendo perguntas fechadas, aplicadas ao tema TP. As observações e dados apurados nesta pesquisa apontaram que a utilização do jogo didático como proposta pedagógica colaborou para o desenvolvimento de aulas diferenciadas da tradicional metodologia de ensino o que incentivou uma participação mais efetiva dos alunos, facilitando não só na ocorrência de uma aprendizagem significativa sobre os conteúdos da TP, mas também de outras habilidades educacionais como raciocínio, convivência e pró-ativismo. Um dos dados observados por meio do questionário avaliativo mostrou que a maioria dos alunos, ao resolverem as questões contidas na avaliação diagnóstica, apresentou um percentual de pontuação acima de 70% do valor total da nota atribuída ao teste que foi de 20 pontos. O jogo didático desenvolvido neste trabalho é o produto educacional disponibilizado e direcionado aos professores de Química do ensino médio e áreas afins. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,26 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos didáticos | - |
Título: dc.title | Jogo didático de cartas como estratégia para promover aprendizagem significativa em tabela periódica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Dissertacao.pdf | Dissertação | 9,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714612/2/T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Dissertacao.pdfDownload |
T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Produto.pdf | Produto Educacional | 4,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714612/3/T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons