Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Eufrásia Barboza dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T14:56:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T14:56:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Dissertacao | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714611 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à Química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,24 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica. | - |
Título: dc.title | Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Dissertacao.pdf | Dissertação | 1.27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714611/2/T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Dissertacao.pdfDownload |
T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Produto.pdf | Produto Educacional | 837.86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714611/4/T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons