Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Eufrásia Barboza dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T14:56:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T14:56:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
identificador: dc.identifier.otherT2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Dissertacao-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714611-
Resumo: dc.description.abstractPesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à Química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno.-
Tamanho: dc.format.extent1,24 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica.-
Título: dc.titleProposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica-
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons