Avaliando os fatores de sucesso de um sistema de governo eletrônico : um estudo empírico sob a ótica dos servidores de uma universidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Marina Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorFarias, Dailton Albuquerque de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:43:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:43:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714540-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA avaliação de sistemas de governo eletrônico tem se mostrado um fator importante para o desenvolvimento de políticas públicas, uma vez que fornece aos formuladores de políticas apoio para suas decisões e, dessa forma, maximiza o uso dos recursos públicos. A presente pesquisa consistiu na adaptação transcultural e aplicação de uma escala para avaliação dos fatores de sucesso de sistemas de governo eletrônico sob a perspectiva dos servidores. A escala adaptada foi aplicada a 319 servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) para avaliar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) daquela universidade. A partir da aplicação de técnicas de Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados, constatou-se que, das dez hipóteses apresentadas no modelo original, sete foram suportadas por dados empíricos na amostra selecionada. Dentre os principais achados, destaca-se a significância da Qualidade do Sistema, que afeta todos os fatores de sucesso (Uso/Intenção de Usar, Satisfação do Usuário e Benefícios Líquidos). Além disso, a Qualidade da informação e do serviço impactou diretamente a Satisfação do Usuário e indiretamente os Benefícios Líquidos. Assim, os desenvolvedores e gestores de sistemas de governo eletrônico devem estar atentos para buscarem estratégias que aumentem a percepção dos servidores quanto às variáveis de qualidade (sistema, informação e serviço), com o objetivo de aumentar o uso e a satisfação dos usuários do sistema. Maior uso e maior satisfação poderão gerar, consequentemente, maiores benefícios percebidos pelos usuários. Para os servidores da Ufac, facilitar o serviço e economizar tempo são os principais benefício percebidos ao utilizarem o SEI.-
Descrição: dc.descriptionThe evaluation of e-government systems has proved to be an important factor for the development of public policies, as it provides support to policymakers for their decisions and, thus, maximizes the use of public resources. The present research consisted of the cross -cultural adaptation and application of a scale to evaluate the success factors of electronic government systems from the perspective of the government employees. The adapted scale was applied to 319 employees of the Federal University of Acre (Ufac) to evaluate the Electronic Information System (SEI) of that university. From the application of Structural Equation Modeling techniques for data analysis, it was found that, of the ten hypotheses presented in the original model, seven were supported by empirical data in the selected sample. Among the main findings, the importance of System Quality stands out, which affects all success factors (Use/Intention to Use, User Satisfaction and Net Benefits). In addition, the information and service Quality directly influenced User Satisfaction and indirectly the Net Benefits. Thus, developers and managers of electronic government systems must be attentive to seek strategies that increase the perception of government employees regarding quality variables (system, information and service), with the objective of increasing the use and satisfaction of the system users. More use and more satisfaction may consequently generate greater benefits perceived by users. For Ufac employees, facilitating service and saving time are the main benefits perceived when using SEI.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Eletrônico de Informações (SEI)-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação de escala-
Título: dc.titleAvaliando os fatores de sucesso de um sistema de governo eletrônico : um estudo empírico sob a ótica dos servidores de uma universidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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