Confiança no mercado de criptomoeda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMueller, Bernardo-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Thiago Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43053-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714296-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionOs indicadores de cultura sobre as ações objetivas dos seres humanos são ferramentas usadas para avaliar aspectos comportamentais e sociais que levam os indivíduos a consumir uma nova tecnologia, como a de criptoativos. A organização das instituições e as crenças necessárias para a inclusão de criptomoeda no espaço monetário serão analisadas neste estudo, a partir de um conjunto de dados econômicos de diversos países. O objetivo do trabalho é entender o comportamento dos indivíduos, segregados por países, em relação ao consumo de criptoativos. Para tal, foi utilizada uma metodologia estruturada como pesquisa transversal de abordagem quantitativa. O estudo está fundamentado em bases de dados consolidadas de diversas fontes (i.e.: Banco Mundial, WVS). As informações são referentes ao período de 2015 a 2021 com dados sobre o público-alvo: investidores de criptoativos com amostragem representativa de 56 países. Os resultados apontam a ocorrência de uma maior propensão ao consumo de criptomoedas em países mais individualistas. Verificou-se também que outras variáveis comportamentais afetam de forma consistente o consumo de criptoativos, dentre elas, a confiança e a tolerância ao risco.-
Descrição: dc.descriptionCulture indicators on the objective actions of human beings are tools used to assess behavioral and social aspects that lead individuals to consume a new technology, such as cryptoactives. The organization of institutions and beliefs needed for the inclusion of cryptocurrency in monetary space will be analyzed in this study, based on a set of economic data from different countries. The objective of the work is to understand the behavior of individuals, segregated by countries, in relation to the consumption of cryptoactives. To this end, a structured methodology was used as a cross-sectional survey with a quantitative approach. The study is based on consolidated databases from different sources (i.e.: World Bank, WVS). The information refers to the period from 2015 to 2021 with data from the target audience: cryptoactive investors with a representative sample of 56 countries. The results point to the occurrence of a greater propensity to consume cryptocurrencies in more individualistic countries. It was also verified that other behavioral variables consistently affect the consumption of cryptoactives, including trust and risk tolerance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectCriptoativos-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectIndividualismo-
Título: dc.titleConfiança no mercado de criptomoeda-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.