Transposição do físico para o virtual : as publicações de quatro museus no Instagram face aos 100 primeiros dias de pandemia de covid-19

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Autor(es): dc.contributorHigawa, Celia Kinuko Matsunaga-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jamile Maeda e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714038-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEm 12 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reclassificou um surto de uma gripe que leva a sintomas de Síndrome de Respiratória Aguda (SARS) como uma epidemia de caráter mundial, denominada pandemia de SARS-CoV-2, ou simplesmente pandemia de covid-19, e recomendou fortemente que o mundo inteiro se distanciasse fisicamente para impedir a propagação do vírus. Isso repercutiu no fechamento de vários setores do comércio, inclusive de museus, que se viram na necessidade de voltar seus esforços para o virtual, a fim de continuarem se comunicando com seu público, agora impedido de sair de casa. Esta dissertação tem como objetivo explorar o comportamento de quatro museus de compartilhamento de arte contemporânea via aplicativo Instagram (®Meta Platforms, Inc.) nos primeiros 100 dias da pandemia de covid-19, transcorridos entre 12 de março e 20 de junho de 2020, período marcado pela impossibilidade de aglomeração social em locais públicos. Os perfis virtuais – ativos – selecionados foram aqueles do Museu de Arte Moderna–MoMA, de Nova York (EUA); do Instituto de Arte contemporânea–ICA, em Boston (EUA); do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo–MAC-USP (Brasil); e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil), a fim de compará-los, em algumas de suas características gerais, como orçamento em 2019 e número estimado de funcionários, e posturas no compartilhamento de publicações no Instagram. Exploro ainda temáticas de publicações comuns a eles. Diante da hipótese de que museus com maiores orçamento e força de trabalho tiveram melhor desempenho na transposição do físico para o virtual, concluo que o método estabelecido por mim sugere que a hipótese é verdadeira, porém critérios subjetivos a impedem de ser uma conclusão categórica.-
Descrição: dc.descriptionOn March 12th, 2020, the World Health Organization (WHO) reclassified an outbreak of Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS) symptoms as a worldwide epidemic, called the SARS - -CoV-2 pandemic, or simply COVID-19 pandemic, and stron - gly recommended that the entire world physically distance itself to prevent the spread of the virus. This had repercus - sions on the closure of several sectors of commerce, including museums, which found themselves in the need to turn their efforts to the virtual space, in order to continue communi - cating with their public, now unable to leave their homes. This thesis explores the behavior of four museums that sha - red content of contemporary art on their Instagram (®Meta Platforms, Inc.) profiles in the first 100 days of the COVID-19 pandemic, from March 12th through June 20th, 2020, which was a period marked by the impossibility of social agglomera - tion in public places. The virtual profiles – active – selected in this study were those of the Museum of Modern Art–MoMA, in New York (USA); the Institute of Contemporary Art–ICA, in Boston (USA); the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo–MAC-USP (Brazil); and the São Paulo State Pinacoteca (Brazil), in order to compare them, in some of their general characteristics, such as budget in 2019 and estimated number of employees, and postures in sha - ring publications on Instagram. I also explore some themes of publications common to them. Given the hypothesis that museums with larger budgets and workforce performed bet - ter in transposing the physical to the virtual, I conclude that the method established by me suggests that the hypothesis is true, but subjective criteria prevent it from being a categori - cal conclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectDisseminação de arte-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Título: dc.titleTransposição do físico para o virtual : as publicações de quatro museus no Instagram face aos 100 primeiros dias de pandemia de covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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