Políticas curriculares de inclusão no Programa de Educação Precoce : o contexto da prática em escolas públicas do Distrito Federal

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Autor(es): dc.contributorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Kelly de Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:40:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:40:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713845-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, realizada sob a orientação da Prof.a Dra. Lívia Freitas Borges Fonseca, líder do Grupo de Pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as diretrizes que orientam a organização das políticas curriculares do Distrito Federal para a inclusão escolar de crianças do Programa de Educação Precoce, e entender a forma como tais orientações são interpretadas pelos professores no contexto da escola pública. Para tanto, propôs-se a seguinte questão central: Quais são as diretrizes que orientam a organização das políticas curriculares do Distrito Federal para a inclusão escolar de crianças do Programa de Educação Precoce e de que forma tais orientações são interpretadas pelos professores no contexto da escola pública? A investigação teve como pressuposto que os professores são intérpretes das políticas educacionais, entre elas, as curriculares para a inclusão de crianças com deficiência, e por isso, o que eles pensam, o que acreditam acerca da inclusão escolar e os conceitos que atribuem à deficiência, influenciam na implementação dessas políticas no contexto da prática de sala de aula. Neste seguimento, rastreando um itinerário para a construção do conhecimento que poderia ratificar ou refutar o pressuposto de pesquisa, delimitou-se três eixos teóricos: Políticas Curriculares, Inclusão Escolar e Educação Precoce. A interface desses eixos centrais se deu por meio dos objetivos específicos: identificar as políticas curriculares do Distrito Federal que orientam a inclusão escolar dos estudantes do Programa de Educação Precoce; desvelar as concepções de inclusão, currículo e acessibilidade que orientam a organização do sistema de ensino do Distrito Federal para o Programa de Educação Precoce; e verificar de que forma tais orientações são interpretadas pelos professores do Programa de Educação Precoce no contexto da escola pública e como influenciam suas práticas pedagógicas. Investigou-se as etapas de construção e de implementação da política curricular, cunhadas por Sacristán (2000), apreendendo o significado do currículo em cada uma delas. Assumida a metodologia de abordagem qualitativa, o caminho metodológico realizou-se em três etapas: 1) Pesquisa Bibliográfica; 2) Análise documental dos principais documentos internacionais e nacionais que orientam as políticas curriculares para o Programa da Educação Precoce 3) Entrevista Narrativa, com a aplicação do questionário de perfil, com as professoras de escolas públicas do Distrito Federal da Educação Precoce. Após as análises, constatou-se que os docentes são atores sociais que protagonizam a efetivação da política curricular, atuando como pesquisadores do currículo, e que a partir das prescrições normativas adaptam o currículo a cada estudante, de modo que dão forma, sentido e significado aos conteúdos selecionados. Contatou- se também que o Programa de Educação Precoce do Distrito Federal apresenta promissoras perspectivas de efetivação das políticas educacionais inclusivas, pois é a partir dele que se apresenta um ambiente de socialização em que os conhecimentos e a prática da educação na infância podem ser progressivamente transformados em conteúdos e em habilidades necessárias para a preparação dessas crianças para a escolarização, ou seja, para que vivenciem a primeira experiência de inclusão escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis research study lines up with a survey and study made from the “Docent Body” Curriculum and Evaluation part of the Post Graduation Program for the Universidade de Brasilia (UnB) the survey has been done and oriented by Professor Lívia Freitas Borges Fonseca, chief and leader for the research group “Curriculum “ Theory Conceptions and Educational Practices”, in which is registered at the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). The general aim of the study was to comprehend the directive in which advise politics of organisational directive for Distrito Federal to assure the inclusion of Precocious Children in Education Program also to understand how far goes the teacher’s understand at public schools. In that sense a question was put forward. What the directives of the political curriculum for Distrito Federal are to include Precocious Educational Program and how far the teachers understanding and interpretation of those tools goes, in public school, directive curriculum politics to include Precocious Children Program and its content? The investigation had the teachers in public schools as interpreters for the public politics education, among them the curriculum activities inclusion of handicapped children, in that sense, how they acted, felt, thought and believed went further to the concept that is attributed to the inclusion of handicapped children that influence in daily classroom practice. Following this path tracking the education itinerary building knowledge in which could overturn the demote the aim of the study. Three theory axis were set: Curriculum Politics, School Inclusion and Precocious Education, the interface of the axis were give to specific objects; Identify Distrito Federal’s curriculum politics guide lines for inclusion of precocious students on the Precocious Educational Program, it also had brought forward inclusion concepts, curriculum and accessibility that are guidelines and directive to organize the educational system of Distrito Federal to Precocious Educational Program, it also shed a light on how those orientation are understood by teachers in the public school atmosphere, and how its pedagogic practices are influenced. It was also investigated the implantation of the curriculum politics, sustained by Sacristán (2000) retaining the meaning of curriculum for each one of them. Once stablished methodology and approach; the research as divided in three steps; 1) Biographic research. 2) Documental analyses of national and international papers for Precocious Educational Program guideline and standards. 3) Narrative interview and questionnaire given to teachers working in the area with teachers from Distrito Federal working in the Precocious Children Program. After the analyses it was found that education professionals are the doers of the curriculum politics actors and researches for the curriculum and for the directive norms, they act on the behalf of every student needs, also shaping theirs content chosen. It has also shown that the Precocious Educational Program form Distrito Federal has promising prospectives of being utterly effective and inclusive. Through those practices that comes the ambient for children socialisation and practice of the education in infancy that can progress and be transformed to necessary abilities for schooling process, meaning the first experience to school inclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação precoce-
Título: dc.titlePolíticas curriculares de inclusão no Programa de Educação Precoce : o contexto da prática em escolas públicas do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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