Museus e cidades a memória e a percepção de Brasília vista a partir do Museu Vivo da Memória Candanga

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Autor(es): dc.contributorAliaga Fuentes, Maribel Del Carmen-
Autor(es): dc.contributorcelsolimaunb@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorLima, Celso Fernando Barroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:40:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:40:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44131-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713844-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta a relação dos museus com a cidade, tendo como estudo de caso o Museu Vivo da Memória Candanga localizado em Brasília. Nos estudos sobre museus, são abordadas as novas tipologias de museus nascidas no âmbito da Nova Museologia. E a partir dos conceitos de museus de territórios e Ecomuseus, é problematizada a forma como essas instituições podem ajudar na produção de uma nova percepção para as cidades. Além do mais, a história de Brasília é estudada tendo em vista os termos Candango e Pioneiros e suas implicâncias históricas nas construções de narrativas e identidades em relação ao Distrito Federal. Dessa forma, a metodologia listou os museus localizados no Distrito Federal dedicados à história de Brasília e, com base nos conceitos de percepção da filosofia de Merleau-Ponty e Henri Bergson, foi possível entender como a memória da cidade é narrada nessas instituições. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os museus do Distrito Federal, ao eleger a memória dos grandes personagens históricos e dos Pioneiros em detrimento do Candango e outros grupos sociais vulneráveis, são locais propícios para a não-percepção da cidade de Brasília. Por fim, conclui-se a partir de um estudo sobre a história do Museu Vivo da Memória Candanga, sendo que este, para poder ajudar na formação de uma melhor percepção de Brasília, precisa expandir seu acervo para além de sua exposição permanente e as grandes narrativas com a musealização de todo o seu território.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents the relationship between museums and the city, with the case study of the Living Museum of Memória Candanga located in Brasilia. In the studies about museums, the new typologies of museums born in the scope of New Museology are approached. And from the concepts of museums of territories and Eco-museums, we discuss how these institutions can help in the production of a new perception for the cities. Furthermore, the history of Brasília is studied in view of the terms Candango and Pioneers and their historical implications in the constructions of narratives and identities in relation to the Federal District. Thus, the methodology listed the museums located in the Federal District dedicated to the history of Brasília and, based on the concepts of perception from the philosophy of Merleau-Ponty and Henri Bergson, it was possible to understand how the memory of the city is narrated in these institutions. In view of the results obtained, it can be stated that the museums of the Federal District, by electing the memory of the great historical figures and the Pioneers to the detriment of the Candango and other vulnerable social groups, are favorable sites for the nonperception of the city of Brasília. Finally, it is concluded from a study on the history of the Living Museum of Memória Candanga that, in order to help in the formation of a better perception of Brasília, it needs to expand its collection beyond its permanent exhibition and the grand narratives with the musealization of its entire territory.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Vivo da Memória da Candanga-
Palavras-chave: dc.subjectEcomuseus-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília (DF) - história-
Título: dc.titleMuseus e cidades a memória e a percepção de Brasília vista a partir do Museu Vivo da Memória Candanga-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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