Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor

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Autor(es): dc.contributorCarvalho, Erivelto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorthais.ribeiro@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorFeitosa, Thaís Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:38:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:38:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713399-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA teoria da Intertextualidade postula que nenhum texto é escrito sem que nele haja a presença de outros textos, ocultos ou explícitos. Perceber um texto é ser capaz de identificar em suas linhas os caminhos percorridos pelo autor que conduzem nossa interpretação. Baseada nessa teoria e buscando melhor compreender os sonetos contidos no poemario Ciento Volando de Catorce, esta pesquisa pretende relacionar seus versos às demais obras de seu autor, o cantautor espanhol Joaquín Sabina. Além da correspondência entre músicas e poemas de Sabina, esta dissertação procura compreender as relações intertextuais existentes entre as obras e a influência literária ali contida, em uma análise comparativa das circunstâncias que forem pertinentes. Para entender como as influências externas, históricas, políticas e sociais se manifestam na escrita de Joaquín Sabina, a Estética da Recepção também será apresentada, a fim de entender como o vínculo autor-obra-receptor se apresenta no livro em questão.-
Descrição: dc.descriptionLa Teoría de la Intertexualidad afirma que ningún texto se escribe sin la presencia de otros textos, ocultos o explícitos. Analizar un texto es poder identificar en sus líneas los caminos recorridos por el autor que guían nuestra interpretación. Basado en esta teoría y buscando comprender de la mejor manera los sonetos contenidos en el poemario Ciento Volando de Catorce, esta investigación pretende relacionar sus versos con las demás obras de su autor, el cantautor Joaquín Sabina. Además de la correspondencia entre las canciones y los poemas de Sabina, esta disertación busca comprender las relaciones intertextuales entre las obras y la influencia literaria contenida en ellas, en un análisis comparativo de las circunstancias relevantes. Para comprender como se manifiestan las influencias externas, históricas, políticas y sociales en la creación de Joaquín Sabina, se presentará también la Estética de la Recepción, a fines de saber cómo se presenta el vínculo obra-autor-receptor en el libro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSabina, Joaquín, 1949- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectSoneto-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Título: dc.titleJoaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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