Dialética do educar : contradições e superações de uma prática educativa transformadora : a experiência do Educandário Humberto de Campos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPederiva, Patrícia Lima Martins-
Autor(es): dc.creatorPossebon, Alessandra Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713375-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese de doutorado investigou, a partir das vivências e reflexões dos/as educadores (as), as contradições e as superações – forças que se opõem sobre a perspectiva do que é ser educador(a) e das inúmeras relações envolvidas nessa profissão - presentes em uma proposta transformadora de educação. O campo de pesquisa é o Educandário Humberto de Campos, escola filantrópica localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, que iniciou sua caminhada de transformação no final de 2016. O método se configura como a própria Teoria Histórico Cultural de Vigotski, que pensa os fenômenos de forma dialética. A vivência, menor unidade pessoa – meio, é a ferramenta metodológica utilizada para análise. Compreende-se que há um movimento educacional transformador brasileiro na atualidade que questiona e modifica as estruturas da escola convencional e evidenciamos que a transformação não acontece de modo linear e homogêneo e que são as contradições, quando discutidas e superadas, que possibilitam a transformação escolar, de maneira a não apenas reproduzir o que está instituído, mas, criar e conceber novas relações entre as pessoas e também com o aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral thesis investigated, from the experiences and reflections of educators (he and she), the contradictions and overcomings – forces that oppose the perspective of what it is to be an educator (he and she) and give numerous relationships involved in this profession – present in a transformative proposal of education. The research field is Humberto de Campos School, a philanthropic school located in the rural area of Alto Paraíso de Goiás, which began its transformation journey at the end of 2016. The method is configured as Vigotski´s own historical cultural theory, which thinks about the phenomena in a dialectical way. The experiences, the smallest unit of the environment, represents the methodological tool used for analysis. It is understood that there is a brazilian transformative educational movement today that questions and modifies the structures of the conventional school and we showed that the transformation does not happen in a linear and homogeneous way and that it is the contradictions, when discussed and overcome, that make school transformation possible, in order not only to reproduce what is instituted, but to create and conceive new relationships between people and also with learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação transformadora-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento educacional brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDialética-
Palavras-chave: dc.subjectContradição-
Título: dc.titleDialética do educar : contradições e superações de uma prática educativa transformadora : a experiência do Educandário Humberto de Campos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.