Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MUNIZ, Wallace do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Acylena Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-16T12:52:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-16T12:52:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQÛENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência de atividades para o ensino de Medidas de Variação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, durante de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Medidas de Variação. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Medidas de Variação adotando calculadora de planilha eletrônica como recurso didático Diante das novas perspectivas curriculares para o ensino de Matemática em especial ao que tange o ensino da estatística no Ensino Médio desenvolvemos, experimentamos e validamos este produto sob a ótica a estrutura de Sequência Didática e nos pressupostos teóricos dos Registros e Representações semióticas. Neste sentido, ao adotar-se este constructo em sala de aula é possível desenvolver as seguintes habilidades nos educandos: COMPETÊNCIA HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DESTE PRODUTO Letramento Organizar, coletar e interpretar dados a partir de tabelas ou gráficos. Raciocínio Compreender a significação de outro conceito (desvio, por exemplo) a partir da interpretação dos dados contidos em tabelas ou gráficos e estender os conceitos neles envolvidos aos processos de obtenção (cálculos e/ou procedimentos). pensamento Compreender o conceito de variação e o de suas medidas, bem como relacioná-los, a partir dos conceitos e significados envolvidos na interpretação dos dados representados em tabelas ou gráficos, dentro de um contexto real vivido pelo aluno. Para dar suporte ao entendimento do professor apresenta-se um estudo sobre o objeto matemático Medidas de Variação. A sequência de atividades construída possui três atividades, cujo material necessário para utilização apresentamos a seguir. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 697 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas de variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | - |
Título: dc.title | Produto Educacional - SEQÛENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wallace do Carmo Muniz - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 753,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713185/3/Wallace do Carmo Muniz - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: