Produto Educacional - SEQÛENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorMUNIZ, Wallace do Carmo-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Acylena Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-16T12:52:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-16T12:52:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
identificador: dc.identifier.otherSEQÛENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713185-
Resumo: dc.description.abstractA sequência de atividades para o ensino de Medidas de Variação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, durante de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Medidas de Variação. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Medidas de Variação adotando calculadora de planilha eletrônica como recurso didático Diante das novas perspectivas curriculares para o ensino de Matemática em especial ao que tange o ensino da estatística no Ensino Médio desenvolvemos, experimentamos e validamos este produto sob a ótica a estrutura de Sequência Didática e nos pressupostos teóricos dos Registros e Representações semióticas. Neste sentido, ao adotar-se este constructo em sala de aula é possível desenvolver as seguintes habilidades nos educandos: COMPETÊNCIA HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DESTE PRODUTO Letramento Organizar, coletar e interpretar dados a partir de tabelas ou gráficos. Raciocínio Compreender a significação de outro conceito (desvio, por exemplo) a partir da interpretação dos dados contidos em tabelas ou gráficos e estender os conceitos neles envolvidos aos processos de obtenção (cálculos e/ou procedimentos). pensamento Compreender o conceito de variação e o de suas medidas, bem como relacioná-los, a partir dos conceitos e significados envolvidos na interpretação dos dados representados em tabelas ou gráficos, dentro de um contexto real vivido pelo aluno. Para dar suporte ao entendimento do professor apresenta-se um estudo sobre o objeto matemático Medidas de Variação. A sequência de atividades construída possui três atividades, cujo material necessário para utilização apresentamos a seguir.-
Tamanho: dc.format.extent697-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectMedidas de variação-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática-
Título: dc.titleProduto Educacional - SEQÛENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais