Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Letícia Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T17:05:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T17:05:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, dentre outros. A inexistência da contextualização dos conhecimentos químicos na vivência do aluno torna-o inapto para compreender como o letramento científico, mais especificamente, o letramento químico, são importantes no entendimento de sua realidade e na tomada de decisões. Nesse sentido, cabe ao campo de estudos de ensino em química, na figura do professor-pesquisador, repensar o seu fazer pedagógico e levantar soluções para dinamizar a relação aluno-conteúdo. Assim, o presente trabalho visa contribuir na apresentação de novas soluções, ao propôr como produto educacional um livreto de caça palavras e palavras cruzadas, abordando os conteúdos de química geral voltados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os conteúdos de química orgânica para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, bem como a sugestão de aplicação dos jogos. O objetivo principal é fornecer aos professores uma alternativa simples e barata de motivar a aprendizagem significativa e favorecer o letramento químico alicerçado no contexto lúdico que o jogo didático proporciona. Apesar de a aplicação da sequência didática não ter ocorrido devido à pandemia causada pela Covid-19, a análise sistemática da literatura de apoio sugere com confiança que o produto aqui apresentado posssui a capacidade de auxiliar o processo pedagógico de aprendizagem em química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 38,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | jogo educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino em química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | letramento | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2018-Letícia Mara Guimarães-Produto.pdf | Produto Educacional | 29,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713182/2/T2018-Letícia Mara Guimarães-Produto.pdfDownload |
T2018-Letícia Mara Guimarães-Dissertacao.pdf | Dissertação | 39,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713182/3/T2018-Letícia Mara Guimarães-Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons