Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Sirotsky, Jayme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-15T13:34:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-15T13:34:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Conexão com o presente Com mais de oito décadas de vida, costumo dizer que já vi a chegada de muitos futuros – ainda que a quase totalidade deles já se tenha transformado em passado. Algumas vezes eu estava preparado para o que viria. Em muitas outras ocasiões, fui surpreendido. Mas aprendi cedo, pela sábia orientação dos meus pais e pelas lições de professores inesquecíveis, que o conhecimento é a chave mais apropriada para abrir qualquer porta. E a educação – como nos ensinou Paulo Freire – é a teoria do conhecimento posta em prática. Nesse contexto, o programa Letramento em Programação não pode ser considerado uma conexão com o futuro. É uma conexão com o presente, pois computadores, celulares, internet, redes sociais e novas profissões já fazem parte da nossa realidade. Por isso nos apaixonamos pela iniciativa do Instituto Ayrton Senna que a IMED vem implementando no Estado desde 2016, inicialmente em municípios do Norte gaúcho e agora também em escolas públicas da Capital. O Instituto Jama abraçou a causa, passou a investir nela e acompanha com muito interesse e orgulho cada passo dessa experiência transformadora. É com imensa alegria que participo desta coletânea de relatos sobre a implementação prática desse projeto da “nova alfabetização”, que foi criado e dirigido pelo meu amigo professor Mozart Neves Ramos, na época diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna. A ideia por trás do programa é simples e lógica: no mundo interconectado pela tecnologia digital, a fluência tecnológica torna-se uma habilidade imprescindível. Quem não desenvolver estas competências fica excluído. Simplesmente não é justo deixar de fora desse jogo coletivo milhares de estudantes de escolas públicas, com pouco ou nenhum acesso aos recursos tecnológicos. O Letramento em Programação destina-se a suprir esta carência, proporcionando a crianças, adolescentes e também a professores da rede pública uma aproximação com a linguagem computacional. Se essa já era uma necessidade natural decorrente da evolução tecnológica, a pandemia da Covid-19 amplificou sua urgência. De um momento para outro, a humanidade passou a depender de celulares, computadores e desta invenção fabulosa chamada internet para a comunicação entre pessoas, para a aquisição de conhecimento, para fazer negócios. Então, também ganhou maior relevância o nosso programa de Letramento, para que os jovens e seus orientadores compreendam melhor a linguagem computacional e passem a utilizá-la com naturalidade. Para isso, felizmente contamos com profissionais da educação dedicados e conscientes na rede pública e com a competente gestão da Fundação IMED. Este relatório de atividades comprova o sucesso da iniciativa. Meus cumprimentos a todos os envolvidos. Como homem de muitos futuros, fico feliz por estar participando deste presente desafiador e maravilhoso. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Título: dc.title | Educação integral por meio do pensamento computacional - Anuário 2021 Letramento em Programação RS (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação integr.pdf | 5,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713181/1/Educação integr.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: