Educação integral por meio do pensamento computacional - Anuário 2021 Letramento em Programação RS (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSirotsky, Jayme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:34:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:34:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713181-
Resumo: dc.description.abstractConexão com o presente Com mais de oito décadas de vida, costumo dizer que já vi a chegada de muitos futuros – ainda que a quase totalidade deles já se tenha transformado em passado. Algumas vezes eu estava preparado para o que viria. Em muitas outras ocasiões, fui surpreendido. Mas aprendi cedo, pela sábia orientação dos meus pais e pelas lições de professores inesquecíveis, que o conhecimento é a chave mais apropriada para abrir qualquer porta. E a educação – como nos ensinou Paulo Freire – é a teoria do conhecimento posta em prática. Nesse contexto, o programa Letramento em Programação não pode ser considerado uma conexão com o futuro. É uma conexão com o presente, pois computadores, celulares, internet, redes sociais e novas profissões já fazem parte da nossa realidade. Por isso nos apaixonamos pela iniciativa do Instituto Ayrton Senna que a IMED vem implementando no Estado desde 2016, inicialmente em municípios do Norte gaúcho e agora também em escolas públicas da Capital. O Instituto Jama abraçou a causa, passou a investir nela e acompanha com muito interesse e orgulho cada passo dessa experiência transformadora. É com imensa alegria que participo desta coletânea de relatos sobre a implementação prática desse projeto da “nova alfabetização”, que foi criado e dirigido pelo meu amigo professor Mozart Neves Ramos, na época diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna. A ideia por trás do programa é simples e lógica: no mundo interconectado pela tecnologia digital, a fluência tecnológica torna-se uma habilidade imprescindível. Quem não desenvolver estas competências fica excluído. Simplesmente não é justo deixar de fora desse jogo coletivo milhares de estudantes de escolas públicas, com pouco ou nenhum acesso aos recursos tecnológicos. O Letramento em Programação destina-se a suprir esta carência, proporcionando a crianças, adolescentes e também a professores da rede pública uma aproximação com a linguagem computacional. Se essa já era uma necessidade natural decorrente da evolução tecnológica, a pandemia da Covid-19 amplificou sua urgência. De um momento para outro, a humanidade passou a depender de celulares, computadores e desta invenção fabulosa chamada internet para a comunicação entre pessoas, para a aquisição de conhecimento, para fazer negócios. Então, também ganhou maior relevância o nosso programa de Letramento, para que os jovens e seus orientadores compreendam melhor a linguagem computacional e passem a utilizá-la com naturalidade. Para isso, felizmente contamos com profissionais da educação dedicados e conscientes na rede pública e com a competente gestão da Fundação IMED. Este relatório de atividades comprova o sucesso da iniciativa. Meus cumprimentos a todos os envolvidos. Como homem de muitos futuros, fico feliz por estar participando deste presente desafiador e maravilhoso.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
Título: dc.titleEducação integral por meio do pensamento computacional - Anuário 2021 Letramento em Programação RS (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.