Produto Educacional - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO TRIGONOMÉTRICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Israel Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Ducival Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-10T20:48:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-10T20:48:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO TROGONOMÉTRICA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713137-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática para o ensino de Inequação trigonométrica foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado a escolas da rede pública e privada de ensino como recurso ou apoio didático para professores de Matemática no Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Inequação Trigonométrica. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou efeitos positivos quantitativa e qualitativamente para o objetivo a que se destina: ensinar Inequação Trigonométrica por meio de atividades. Ao longo do desenvolvimento deste produto identificou-se as dificuldades de ensino e aprendizagem no estudo de Inequações, em especial das trigonométricas. Com base na metodologia Ensino por Atividades, elaborou-se este produto educacional sobre Inequações Trigonométricas também com o intuito de atender as atuais orientações curriculares para o ensino de Matemática no Ensino Médio: Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando recursos e estratégias como Observação de padrões, experimentações e tecnologias digitais, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas (BRASIL, 2017, p. 523). O professor que adotar este produto estará proporcionando a seus educandos um instrumento de ensino e aprendizagem de Inequação Trigonométrica validado que explora dentre outras habilidades as seguintes: • Construção autônoma do conhecimento matemático; • Retomada de conhecimentos base; • Formação, tratamento e conversão de representação gráfica, geométrica, algébrica e língua natural como forma de significação ao conhecimento apreendido. • Interações entre estudantes entre os estudantes e com o professor. • Melhora no desempenho quantitativo em exercícios sobre Inequações Trigonométricas. Para dar suporte teórico ao professor que for fazer uso de nossa sequência de atividades realizou-se um estudo sobre o objeto matemático Inequação Trigonométrica na perspectiva histórica e epistemológica apresentados no capítulo 3. A sequência didática construída possui quatro atividades que de forma gradual e colaborativa conduzem para o alcance das habilidades necessárias para a aprendizagem de Inequação Trigonométrica, seno, cosseno, tangente, quais sejam o reconhecimento dos tipos de desigualdade, as diferentes formas de representar suas soluções e os métodos resolutivos. Todo material necessário para utilização deste produto educacional, bem como a fundamentação, instrução de uso é apresentado a seguir.-
Tamanho: dc.format.extent859-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInequações trigonométricas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividade-
Título: dc.titleProduto Educacional - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO TRIGONOMÉTRICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais