Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Israel Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Ducival Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-10T20:48:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-10T20:48:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO TROGONOMÉTRICA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713137 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática para o ensino de Inequação trigonométrica foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado a escolas da rede pública e privada de ensino como recurso ou apoio didático para professores de Matemática no Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Inequação Trigonométrica. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou efeitos positivos quantitativa e qualitativamente para o objetivo a que se destina: ensinar Inequação Trigonométrica por meio de atividades. Ao longo do desenvolvimento deste produto identificou-se as dificuldades de ensino e aprendizagem no estudo de Inequações, em especial das trigonométricas. Com base na metodologia Ensino por Atividades, elaborou-se este produto educacional sobre Inequações Trigonométricas também com o intuito de atender as atuais orientações curriculares para o ensino de Matemática no Ensino Médio: Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando recursos e estratégias como Observação de padrões, experimentações e tecnologias digitais, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas (BRASIL, 2017, p. 523). O professor que adotar este produto estará proporcionando a seus educandos um instrumento de ensino e aprendizagem de Inequação Trigonométrica validado que explora dentre outras habilidades as seguintes: • Construção autônoma do conhecimento matemático; • Retomada de conhecimentos base; • Formação, tratamento e conversão de representação gráfica, geométrica, algébrica e língua natural como forma de significação ao conhecimento apreendido. • Interações entre estudantes entre os estudantes e com o professor. • Melhora no desempenho quantitativo em exercícios sobre Inequações Trigonométricas. Para dar suporte teórico ao professor que for fazer uso de nossa sequência de atividades realizou-se um estudo sobre o objeto matemático Inequação Trigonométrica na perspectiva histórica e epistemológica apresentados no capítulo 3. A sequência didática construída possui quatro atividades que de forma gradual e colaborativa conduzem para o alcance das habilidades necessárias para a aprendizagem de Inequação Trigonométrica, seno, cosseno, tangente, quais sejam o reconhecimento dos tipos de desigualdade, as diferentes formas de representar suas soluções e os métodos resolutivos. Todo material necessário para utilização deste produto educacional, bem como a fundamentação, instrução de uso é apresentado a seguir. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 859 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inequações trigonométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | - |
Título: dc.title | Produto Educacional - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO TRIGONOMÉTRICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Israel Costa Lima -Produto Educacional.pdf | 858.49 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713137/1/Israel Costa Lima -Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: