Produto Educacional - FUNÇÃO TANGENTE COM USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL CONCRETO E VIRTUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Dilson Martins do-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-10T21:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-10T21:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
identificador: dc.identifier.otherFUNÇÃO TANGENTE COM USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL CONCRETO E VIRTUALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713130-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado “Função Tangente com uso de material manipulável concreto e virtual” para o ensino de Função Tangente foi estruturado como sequência didática estruturada com Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), segundo o teórico Cabral (2017). Este produto foi construído, experimentado e validado durante uma pesquisa de Mestrado profissional em ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. Durante o desenvolvimento da sequência didática foi realizada uma pesquisa baseada na teoria das Situações Didáticas (Brousseau, 1996). Este produto educacional é destinado aos professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Função Tangente. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Função Tangente por meio de dois recursos didáticos: Prancha Trigonométrica e aplicativo Geogebra. A Prancha trigonométrica é aqui utilizada como Material Manipulável Concreto de modo que os estudantes podem manusear e visualizar o comportamento de funções trigonométricas. O aplicativo geogebra é adotado como Material Manipulável Virtual e trata-se de um software educacional gratuito que pode ser utilizado para diversos conteúdos de Matemática auxiliando no desenvolvimento da linguagem gráfica, geométrica e algébrica. O professor que adotar este produto estará proporcionando a seus educandos um instrumento de ensino e aprendizagem de Função Tangente experimentado e validado com potencialidades didáticas quantitativas e qualitativas das quais destaca-se: • Um instrumento de ensino que promove uma aceleração da construção autônoma do conhecimento matemático; • Retomada de conhecimentos base; • Desenvolvimento da linguagem gráfica, geométrica, algébrica e língua natural como forma de significação ao conhecimento aprendido. • Interações entre estudantes, entre professor e estudantes a níveis crescentes de formalização, do intuitivo ao teórico. • Motivação, autonomia e cooperação no processo de aprendizagem. • Um produto fundamentado por meio de pesquisa científica, bibliográfica e experimental baseada nas atuais diretrizes educacionais para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Neste material também disponibiliza-se uma seção sobre o objeto matemático Função Tangente como um passeio histórico e epistemológico. Também, há um roteiro de aplicação e instrução para o professor que adote este produto que foi criado com o intuito de colaborar com a Educação Matemática. A sequência didática a seguir apresentada possui quatro atividades que, de forma gradual e colaborativa, conduzem para o alcance das habilidades necessárias para a aprendizagem de Função Tangente, quais sejam sua conceituação, reconhecimento, construção gráfica, generalizações e exercícios. Todo material necessário para utilização deste produto educacional, bem como a fundamentação e instrução de uso, apresentamos a seguir.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1202pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional - FUNÇÃO TANGENTE COM USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL CONCRETO E VIRTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais