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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Dilson Martins do | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Natanael Freitas | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-10T21:03:39Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-10T21:03:39Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | FUNÇÃO TANGENTE COM USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL CONCRETO E VIRTUAL | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713130 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional intitulado “Função Tangente com uso de material manipulável concreto e virtual” para o ensino de Função Tangente foi estruturado como sequência didática estruturada com Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), segundo o teórico Cabral (2017). Este produto foi construído, experimentado e validado durante uma pesquisa de Mestrado profissional em ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. Durante o desenvolvimento da sequência didática foi realizada uma pesquisa baseada na teoria das Situações Didáticas (Brousseau, 1996). Este produto educacional é destinado aos professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Função Tangente. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Função Tangente por meio de dois recursos didáticos: Prancha Trigonométrica e aplicativo Geogebra. A Prancha trigonométrica é aqui utilizada como Material Manipulável Concreto de modo que os estudantes podem manusear e visualizar o comportamento de funções trigonométricas. O aplicativo geogebra é adotado como Material Manipulável Virtual e trata-se de um software educacional gratuito que pode ser utilizado para diversos conteúdos de Matemática auxiliando no desenvolvimento da linguagem gráfica, geométrica e algébrica. O professor que adotar este produto estará proporcionando a seus educandos um instrumento de ensino e aprendizagem de Função Tangente experimentado e validado com potencialidades didáticas quantitativas e qualitativas das quais destaca-se: • Um instrumento de ensino que promove uma aceleração da construção autônoma do conhecimento matemático; • Retomada de conhecimentos base; • Desenvolvimento da linguagem gráfica, geométrica, algébrica e língua natural como forma de significação ao conhecimento aprendido. • Interações entre estudantes, entre professor e estudantes a níveis crescentes de formalização, do intuitivo ao teórico. • Motivação, autonomia e cooperação no processo de aprendizagem. • Um produto fundamentado por meio de pesquisa científica, bibliográfica e experimental baseada nas atuais diretrizes educacionais para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Neste material também disponibiliza-se uma seção sobre o objeto matemático Função Tangente como um passeio histórico e epistemológico. Também, há um roteiro de aplicação e instrução para o professor que adote este produto que foi criado com o intuito de colaborar com a Educação Matemática. A sequência didática a seguir apresentada possui quatro atividades que, de forma gradual e colaborativa, conduzem para o alcance das habilidades necessárias para a aprendizagem de Função Tangente, quais sejam sua conceituação, reconhecimento, construção gráfica, generalizações e exercícios. Todo material necessário para utilização deste produto educacional, bem como a fundamentação e instrução de uso, apresentamos a seguir. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 1202 | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR | 
| Título: dc.title | Produto Educacional - FUNÇÃO TANGENTE COM USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL CONCRETO E VIRTUAL | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Dilson Martins do Nascimento - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713130/1/Dilson Martins do Nascimento - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload | 
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