Guia de possibilidades para o uso da música no ensino de história: A relação interdisciplinar entre música e história a partir das dissertações do ProfHistória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Wesley Herculano dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSalomon, Marlon Jeison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-08T14:25:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-08T14:25:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DE POSSIBILIDADES PARA O USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MÚSICA E HISTÓRIA A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DO PROFHISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713065-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão a respeito da utilização da música no ensino de história tendo como ênfase as possibilidades encontradas nas dissertações do ProfHistória. Para este fim, fez se necessário primeiramente trabalhar conceitos relacionados a história e a música, bem como com algumas possibilidades de associação entre as duas áreas com ênfase no uso da música no ensino de história. Tem espaço no texto a apresentação de alguns autores interessados na pesquisa a respeita da história da música no Brasil. A partir daí, verificam-se as possibilidades de interações entre a música e a história no ambiente escolar a partir da exposição de trabalhos com esta temática, principalmente entre as dissertações elaboradas para ProfHistória. Nestes trabalhos, observamos que a música, na maioria das vezes, é utilizada como objeto de estudo, ou mesmo, como fonte para a história. Além disso, esta dissertação apresenta um Guia de possibilidades para o uso da música no ensino de história, com o intuito de contribuir principalmente para professores que não dominam totalmente a linguagem musical. Neste guia, apresentam-se alguns conceitos necessários para o entendimento da ferramenta proposta. Expõem-se as possibilidades de usos da música no ensino de história encontradas nas dissertações pesquisadas e outras propostas relacionadas ao tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.054kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subject: Música, História, Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleGuia de possibilidades para o uso da música no ensino de história: A relação interdisciplinar entre música e história a partir das dissertações do ProfHistóriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos